Integrabike faz 3 anos com mais de 358 mil empréstimos realizados

 

Bicicletas são exemplo de mobilidade sustentável para cidades do País e do mundo

As bicicletas gratuitas foram entregues oficialmente à população sorocabana em 18 de maio de 2012 através do Programa Integrabike – num empreendimento idealizado pela Prefeitura de Sorocaba e colocado em prática pela Urbes – Trânsito e Transportes.  Prestes a completar três anos de uso, o Integrabike já soma mais de 358 mil empréstimos e ganhou o respeito dos moradores da cidade. São mais de 26 mil pessoas cadastradas no sistema e esse número só cresce. 

Ao longo desses três anos de existência, o Sistema Integrabike tornou-se referência e foi visitado por representantes de cidades como Campinas, Santos, Jundiaí, Hortolândia, Limeira, Bauru, São José dos Campos, Macapá e dos Estados do Espírito Santo e Pernambuco. Também foi visitado por entidades internacionais como a Dutch Cycling Embassy, da Holanda. As bicicletas gratuitas viraram notícia na mídia local e de todo o País, ganhando espaço em programas de TV, rádio e em publicações nacionais. 

A experiência de ceder gratuitamente bicicletas como opção na complementação dos deslocamentos foi apresentada em diversos fóruns estaduais e nacionais. “O Integrabike é um orgulho para nós da cidade e também para a sua população, que cuida e usufrui das bicicletas como se elas fossem suas, que cumprem o seu papel na mobilidade urbana. Por essa e outras iniciativas, Sorocaba é reconhecida como a cidade que incentiva o uso da bicicleta”, enaltece o presidente da Urbes, Renato Gianolla. 

Mobilidade sustentável

As bicicletas do Integrabike são uma opção de transporte sustentável e não poluente com quinze estações e 120 bicicletas. Em 22 de setembro de 2012 e para marcar a passagem do “Dia sem meu carro”, outras quatro estações foram instaladas na cidade, subindo assim para 152 o número de bicicletas oferecidas. 

Ao completar um ano de operação, o Integrabike ampliou para duas horas o tempo de uso aos finais de semana e feriados a fim de valorizar também o lazer, já que prioritariamente o empréstimo gratuito de bicicletas foi concebido para facilitar e complementar os deslocamentos diários de trabalhadores e estudantes. “Sem dúvida o Integrabike é um investimento na qualidade de vida do cidadão”, destaca Gianolla. 

Cartão para o ônibus e para a bicicleta

O Integrabike está vinculado justamente ao transporte coletivo para que as bicicletas sejam utilizadas rotineiramente como complemento das viagens de ônibus, que podem ser para o trabalho, lazer, estudo, esporte, cultura, por exemplo, diminuindo os tempos de percurso e evitando o uso de veículos particulares. Os 115 quilômetros de ciclovias bem estruturadas, completamente interligadas e que cruzam a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste são também um incentivo para que os moradores pedalem e utilizem a bicicleta em seus deslocamentos. 

Para utilizar o Integrabike é necessário ter um dos cartões do transporte coletivo e se cadastrar nos postos de atendimento das Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Terminal São Paulo.

Para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos, saber andar de bicicleta, conhecer e respeitar as regras de circulação de trânsito e possuir um dos cartões válidos do transporte coletivo de Sorocaba (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros).

É exigida a apresentação de um dos cartões válidos do sistema de transporte coletivo sorocabano e um documento com foto (RH, carteira profissional, carteira de trabalho, CNH). O interessado também precisará ler o regulamento de uso das bicicletas públicas. Mais informações podem ser obtidas no site da Urbes (www.urbes.com.br) ou através do telefone 118. 

 

Tags:, ,