Integrantes do Comdema plantam árvores às margens do rio Sorocaba

Por: Secom Sorocaba

 Eles também visitaram a maior ETE do município

 

Nesta quarta-feira (21), integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), instância de participação popular e de decisão relacionada às políticas ambientais de Sorocaba, realizaram o plantio de mudas de árvores nativas às margens do rio Sorocaba, em um trecho da avenida Quinze de Agosto, próximo ao Porto das Águas.

A atividade teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e ocorreu juntamente ao plantio realizado com a população em celebração ao Dia do rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água (22 de março). No total, foram plantadas 170 mudas de espécies nativas que enriquecerão a mata ciliar do rio Sorocaba.

Posteriormente ao plantio, acompanhados pela equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), os conselheiros do Comdema realizaram uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE S1) com o objetivo de conhecer o sistema de esgotamento sanitário e a maior ETE do município, aproveitando o momento para sanar dúvidas quanto ao funcionamento do sistema e conhecer o projeto de ampliação da ETE, lançado recentemente e que viabilizará a melhoria da qualidade do rio Sorocaba.

As atividades estão no contexto do “Comdema em Ação”, idealizado em 2017 com o objetivo de divulgar as ações do conselho e mobilizar a sociedade civil para a participação em espaços representativos na área de meio ambiente. “Essas atividades reafirmam o comprometimento do conselho com a melhoria da qualidade do rio Sorocaba e do município e fecham com chave de ouro as atividades do biênio 2016/2017 do Comdema, que teve sua última reunião em março e está em processo de composição de membros para o biênio 2018/2019”, afirma o presidente do órgão e também secretário da Sema, Jessé Loures.

 

Sobre o Comdema

O conselho tem como principais funções opinar, decidir e assessorar a prefeitura nas questões relacionadas ao meio ambiente. É um mecanismo institucional para a promoção da consciência ambiental e mudança de hábitos e de comportamento, por meio da participação da população, juntamente com o Poder Público, na gestão do meio ambiente.

Podem integrar o órgão o Poder Público Municipal, Estadual e Federal, e o segmento civil por meio de estabelecimentos de ensino superior, estabelecimentos de ensino médio, ONG’s ambientalistas, associações civis com previsão estatutária na área de meio ambiente, conselhos de classe, associações profissionais e sindicatos. Os conselheiros, selecionados a cada dois anos, podem votar para a tomada de decisões do conselho.

As reuniões acontecem ao menos uma vez por mês, geralmente às segundas quartas-feiras do mês no período da tarde, e são abertas ao público. As informações sobre o Comdema, como a data das futuras reuniões, informações sobre como participar, atas das reuniões anteriores, legislação, bem como suas deliberações, estão disponíveis no site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/comdema/. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail comdema@sorocaba.sp.gov.br e pelo telefone (15) 3219-2280.

 

Tags: