Integrantes do Programa de Residência Multiprofissional apresentam trabalho científico na I Jornada Odontológica da Uniso

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A cirurgiã-dentista e preceptora Elda Maiara Lopes Fernandes e suas residentes Anne Caroline Alves Ramos e Líria Rodrigues Emídio participaram da I Jornada Odontológica da Uniso (Universidade de Sorocaba), realizada no mês de outubro. Elas tiveram a oportunidade de relatar a experiência na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, programa de especialização oferecido desde 2014 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária de Saúde (SES), sob a ótica do preceptor e dos residentes.

Durante a palestra, foram mostradas as atuações nos campos de prática, o ensino saúde escola e o exercício de trabalhar diante da lógica de Estratégia de Saúde da Família. A preceptora Elda M. L. Fernandes relata que a implantação da Residência Multiprofissional trouxe à rede de Saúde muitos benefícios, como novos paradigmas para a assistência à saúde e o aprendizado para os profissionais que estão sendo formados, com um perfil mais humanizado, voltado para o âmbito do SUS, com o objetivo do cuidado integral, multiprofissional e interprofissional, a fim de atender as famílias e a comunidade, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica.

De acordo com Anne Caroline Alves Ramos, cirurgiã-dentista residente do 2º ano, cursar a Residência Multiprofissional tem agregado muito significado no quesito da integralidade. “Acima de ser dentista, sou profissional da saúde, e nesse âmbito a residência me amadureceu profissionalmente. A saúde bucal é indivisível da saúde geral. E trabalhar com diversas categorias me torna uma profissional diferenciada”, conta.

Para Líria Rodrigues Emídio, a residência trouxe muito aprendizado para vida pessoal e profissional. Ela conta que adquiriu bastante habilidade no atendimento clínico de forma rápida e aprendeu a conviver de forma multiprofissional com seus colegas.

Tags: