Jardim Botânico celebra aniversário com atividades especiais

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” completou 2 anos de fundação no dia 15 de março e, para comemorar esta data especial, a Prefeitura de Sorocaba convida os visitantes a participarem de uma série de atividades neste fim de semana (dias 19 e 20). Exposição de instrumentos musicais feitos de madeira, doação e troca de mudas, plantio de árvores, atrações musicais e o encontro do Círculo Orquidófilo Sorocabano fazem parte da programação elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Administrado pela área de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Sema, o Jardim Botânico é um espaço ecológico que tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de ser destinado ao lazer, às pesquisas acadêmicas e à educação ambiental.

Uma das atividades deste fim de semana será a doação de mudas de espécies arbóreas e ornamentais no Botânico. As pessoas interessadas também poderão levar mudas e trocar por outra de seu interesse. A atividade ocorrerá das 9h às 17h na portaria do parque.

Outra atração dos dois dias será a exposição “Bosque Musical”, no Palacete de Cristal. A mostra apresentará instrumentos musicais de percussão e cordas, como o atabaque, derbak e o violão, produzidos em madeira pelos luthiers (fabricante de violas e outros instrumentos de cordas) Mauro Tanaka e Reinaldo Monteiro e do Grupo de Cultura Popular Matinta Pereira.

No sábado, às 15h, os visitantes também podem participar de um plantio de 10 árvores no Botânico. Serão plantadas espécies utilizadas na confecção de instrumentos musicais, como o jacarandá-da-bahia, sapucaia, pau-ferro e gabiroba, que formarão o Bosque Musical. Cada espécie de madeira possui uma combinação única de propriedades que interagem para compor as suas qualidades. Cerca de 200 espécies de árvores são usadas para confecção de instrumentos musicais, sendo que 70 delas são ameaçadas de extinção. O jacarandá, por exemplo, é utilizado na confecção de instrumentos de corda.

Ainda no sábado, às 15h30, os visitantes poderão conferir a apresentação do Madrigal da Rainha no Bosque do Arranha-Gato, que mostrará um repertório de música de raiz tropeira.

Já no domingo, das 9h às 12h, acontece a reunião mensal do Círculo Orquidófilo Sorocabano no auditório do Jardim Botânico. O encontro é aberto a qualquer pessoa interessada, seja para aprender técnicas do cultivo ou para apreciar as orquídeas.

Ainda pela manhã, às 11h, terá apresentação do Urban Trio, um grupo de jazz e música instrumental, no Bosque do Arranha-Gato. Á tarde, às 15h, os visitantes poderão prestigiar Fátima Silveira e Banda, com um repertório de músicas nacionais e internacionais, no Palacete de Cristal. Em seguida, às 16h, para encerrar a programação especial, terá apresentação do Maracatu Mukumby na área externa do Jardim Botânico, próximo ao acesso do Roseiral.

Conheça os atrativos do Botânico

O Jardim Botânico possui uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica. Entre os espaços, os visitantes podem conhecer o Palacete de Cristal, que abriga jardins internos com plantas do Cerrado, Floresta Tropical, Ambientes Áridos e Jardim Japonês, onde, também, são realizados eventos e exposições; o Salão Multiúso, para atividades de Educação Ambiental; o Orquidário; o Roseiral; o Mirante, onde os visitantes têm a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de Sorocaba e é possível avistar o vale do rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e até a Serra de São Francisco, em Votorantim; trilhas na mata; e o Bosque do Arranha-Gato, uma área sombreada com bancos para descanso, sendo um local propício para a realização das ações educativas e contemplação da natureza.

O Botânico, ainda, possui o Jardim Sensorial de Plantas Medicinais. Construído próximo ao roseiral, numa área de 150 m2, o espaço tem o formato do símbolo do infinito e é composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita. O telefone é (15) 3227.9996.

Programação

Dias 19 e 20/03 (sábado e domingo)

Exposição “Bosque Musical”

Exposição de instrumentos musicais produzidos em madeira dos luthiers Mauro Tanaka e Reinaldo Monteiro e do Grupo de Cultura Popular Matinta Pereira.

Local: Palacete de Cristal

Doação e Troca de mudas de árvores

Durante esse final de semana, haverá doação e troca de mudas de espécies arbóreas e ornamentais. Traga uma muda e troque por outra de seu interesse.

Local: Portaria

Horário: das 9h às 17h

Dia 19 (sábado)

Plantio comemorativo

Toda a população está convidada a participar do plantio de árvores no Jardim Botânico.

Horário: 15h

Apresentação musical do Madrigal da Rainha

Música de raiz tropeira.

Horário: 15h30

Dia 20 (domingo)

Reunião Mensal do Círculo Orquidófilo Sorocabano

O Círculo Orquidófilo Sorocabano tem sede no Jardim Botânico e suas reuniões mensais são abertas a qualquer pessoa interessada, seja para aprender técnicas do cultivo e para apreciar as orquídeas.

Horário: das 9h às 12h

Local: Auditório

Apresentação musical Urban Trio

Trio de Jazz e música instrumental.

Horário: 11h

Apresentação musical Fátima Silveira e Banda

Repertório musical de músicas nacionais e internacionais.

Horário: 15h

Apresentação musical Maracatu Mukumby

O grupo de maracatu e percussão popular visa difundir e incentivar a pratica das culturas tradicionais brasileiras na cidade.

Horário: 16h

Tags:,