Jardim Botânico comemora 2 anos de existência com programação especial

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Agenda contará com plantio, doação de mudas, apresentações artísticas e exposições, entre outras atividades gratuitas

Famoso pelo imponente Palacete de Cristal e um dos principais pontos turísticos da cidade, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” completa na próxima terça-feira (dia 15 de março) dois anos de existência. O espaço ecológico é um dos poucos existentes do Brasil e logo após a sua inauguração tornou-se um cartão-postal da cidade, servindo de cenário, inclusive, para ensaios fotográficos, principalmente de noivas no período que antecede o casamento. Para celebrar esta data especial, a Prefeitura de Sorocaba convida a população a participar de uma série de atividades gratuitas preparadas para este mês de março.

A programação comemorativa elaborada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) trará exposições, plantio de árvores, doação de mudas, dança circular, bebeteca, encontros, palestra e apresentações musicais. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, todas as atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.

Uma das atrações aos visitantes será a exposição “Está crescendo o nosso Jardim”, que entrará em cartaz no dia 15 de março no Palacete de Cristal. A mostra contará com painéis que apresentam um pouco do dia a dia do Jardim Botânico e as suas principais conquistas nestes dois anos de existência.

Dando continuidade a um tema que já foi abordado neste ano com a exposição “Madeira, do início ao Fim…”, a população terá a oportunidade de aprender ainda mais sobre uma importante utilidade que é dada à madeira na exposição “Bosque Musical”, que trará instrumentos musicais produzidos em madeira dos luthiers Mauro Tanaka e Reinaldo Monteiro e do Grupo de Cultura Popular Matinta Pereira. A mostra ocorrerá nos dias 19 e 20 de março, também no Palacete de Cristal.

Neste mesmo fim de semana (19 e 20), das 9h às 17h, terá doação de mudas de árvores e plantas ornamentais no local. Quem quiser participar pode inclusive levar uma muda e trocar por outra de seu interesse na portaria da unidade.

No dia 19, às 15h, o Botânico ganhará o plantio de árvores nativas com a participação da população e ainda será realizada uma apresentação do Madrigal da Rainha, que levará ao público músicas de raiz tropeira.

Já no dia 20, das 9h às 12h, terá encontro mensal do Círculo Orquidófilo Sorocabano. O evento é aberto ao público, que pode aprender técnicas do cultivo e mesmo apreciar as orquídeas levadas pelos associados. No mesmo dia ainda terá apresentação artística do Urban Trio, às 11h, Fátima Silveira e Banda, às 15h, e Maracatu Mucumby, às 16h.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. O telefone é (15) 3227.9996.

Sobre o Jardim Botânico

Administrado pela área de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Jardim Botânico possui uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica. Associado à Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), trata-se de um espaço ecológico que tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de ser destinado ao lazer, às pesquisas acadêmicas e à educação ambiental.

Entre os espaços do Jardim Botânico estão o Palacete de Cristal, que abriga jardins internos com plantas do Cerrado, Floresta Tropical, Ambientes Áridos e Jardim Japonês, e também é utilizado para exposições e eventos; o Salão Multiúso, para atividades de Educação Ambiental; o Orquidário; o Roseiral; o Mirante, onde os visitantes têm a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de Sorocaba, onde é possível avistar o vale do rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e até a Serra de São Francisco, em Votorantim; trilhas na mata; e o Bosque do Arranha-Gato, uma área sombreada com bancos para descanso, sendo um local propício para a realização das ações educativas e contemplação da natureza.

Os avanços

Ao longo destes quase dois anos de existência, o Jardim Botânico obteve várias conquistas. Em setembro de 2014, o parque ganhou o seu Meliponário – espaço de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão. A ação integra o Projeto VivAbelha – Meliponicultura nos Parques de Sorocaba, uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com a Associação Paulista de Técnicos Apícolas (APTA), Federação de Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP) e a Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região (COAPIS).

O objetivo é sensibilizar a população da importância da conservação das abelhas que, além de tudo, têm uma importância ecológica fundamental na manutenção da flora, além de compartilhar os conhecimentos na área da meliponicultura, integrando ciência e sociedade.

Outra conquista foi o plantio de inúmeras árvores e plantas de espécies nativas. Desde a inauguração, uma das ações promovidas é o enriquecimento de orquídeas de espécies locais e regionais na mata do Botânico. As orquídeas têm flores muito apreciadas por sua beleza, diversidade e raridade, porém muitas espécies estão ameaçadas de extinção devido à destruição das florestas e pela sua retirada do habitat natural (exploração predatória).

Em março de 2015, o “Irmãos Villas-Bôas” também teve plantios de 27 árvores para homenagear grandes atletas que passaram pelo esporte sorocabano. Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com Panathlon Club Sorocaba, o plantio foi intitulado Projeto “Bosque da Fama”, e teve como objetivo resgatar a memória de uma geração de esportistas sorocabanos e estimular a preservação de árvores de espécies nativas. Cada árvore foi plantada pelo próprio homenageado ou um familiar, e foi catalogada com uma placa que cita o feito esportivo que ela simboliza e as especificações botânicas da espécie correspondente. Entre as árvores plantadas estão: tamareira, ingá, ipê-amarelo-cascudo, aroeira-salsa, sapucaia e a quaresmeira.

O espaço também ganhou em setembro do ano passado uma coleção de árvores brasileiras, com 33 exemplares plantados com ajuda da população em pontos estratégicos para futuramente oferecer mais sombra aos visitantes. Foram plantadas espécies de todas as regiões brasileiras, como Jenipapo e Seringueira, do Norte; Ipê-rosa e Ipê-roxo, do Centro-Oeste; Cajueiro, do Nordeste; Canela e Erva-mate, do Sul; e Copaíba e Jequitibá-branco e Cedro, do Sudeste.

Outro trabalho contínuo da Secretaria do Meio Ambiente é no Herbário do Jardim Botânico. O herbário é uma biblioteca de exsicatas, que são plantas secas prensadas e fixadas em cartolina, todas catalogadas e etiquetadas com informações para estudos botânicos. Estes espaços abrigam uma grande quantidade da informação e dados sobre a diversidade vegetal, tais como a conservação, ecologia, fisiologia, farmacologia e agronomia, a fim de que possa ser estudada a recuperação da vegetação, das paisagens degradadas, e para que se incremente a resistência a pragas, o melhoramento vegetal, a extração de produtos farmacêuticos, entre outros.

Uma outra conquista do espaço ecológico foi a implantação do Jardim Sensorial de Plantas Medicinais, que faz parte do Projeto Fito Sorocaba, desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e da Saúde (SES). Construído próximo ao roseiral, numa área de 150 m2, o espaço tem o formato do símbolo do infinito e é composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

Programação:

Dias 11, 18 e 25/03 (sextas-feiras)

Dança Circular

Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, essa atividade convida os visitantes do Jardim Botânico a participarem das coreografias inspiradas nas danças de antigas culturas, que trabalham coordenação motora, atenção, lateralidade e concentração.

Horário: das 15h às 16h30

Local: Auditório

Dia 12/03 (sábado)

Encontro do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba

O objetivo do clube é reunir pessoas com interesse comum em aves, que gostem de procurá-las, observá-las e fotografá-las na natureza, bem como conhecer suas características e a sua importância para o equilíbrio ambiental.

Horário: das 6h às 8h

Local: Portaria

Palestra “Sistemática em Ornitologia: de Lineu aos dias de hoje”

Palestra ministrada por Marcio Camargo Rosa, ornitólogo e integrante do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba.

Horário: das 9h às 10h

Local: Auditório

Bebeteca

O projeto constrói um local de leitura e contação de histórias para crianças a partir do primeiro mês de vida.

Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Bosque do arranha-gato

Dia 13/03 (domingo)

Reunião mensal do Grupo Bonsai Sorocaba

No encontro os bonsaístas podem trocar informações, experiências e apresentar seus trabalhos com as plantas. O evento é aberto a qualquer pessoa interessada.

Horário: das 9h às 16h

Local: Auditório

De 15/03 a 03/04

Exposição “Está crescendo o nosso Jardim”

A exposição contará com painéis que apresentam um pouco do dia a dia do Jardim Botânico e das principais conquistas nestes dois anos de existência.

Local: Palacete de Cristal

Dias 19 e 20/03 (sábado e domingo)

Exposição “Bosque Musical”

Exposição de instrumentos musicais produzidos em madeira dos luthiers Mauro Tanaka e Reinaldo Monteiro e do Grupo de Cultura Popular Matinta Pereira.

Local: Palacete de Cristal

Doação e Troca de mudas de árvores

Durante esse final de semana, haverá doação e troca de mudas de espécies arbóreas e ornamentais. Traga uma muda e troque por outra de seu interesse.

Local: Portaria

Horário: das 9h às 17h

Dia 19 (sábado)

Plantio comemorativo

Toda a população está convidada a participar do plantio de árvores no Jardim Botânico.

Horário: 15h

Apresentação musical do Madrigal da Rainha

Música de raiz tropeira.

Horário: 15h30

Dia 20 (domingo)

Reunião Mensal do Círculo Orquidófilo Sorocabano

O Círculo Orquidófilo Sorocabano tem sede no Jardim Botânico e suas reuniões mensais são abertas a qualquer pessoa interessada, seja para aprender técnicas do cultivo e para apreciar as orquídeas.

Horário: das 9h às 12h

Local: Auditório

Apresentação musical Urban Trio

Trio de Jazz e música instrumental.

Horário: 11h

Apresentação musical Fátima Silveira e Banda

Repertório musical de músicas nacionais e internacionais.

Horário: 15h

Apresentação musical Maracatu Mukumby

O grupo de maracatu e percussão popular visa difundir e incentivar a pratica das culturas tradicionais brasileiras na cidade.

Horário: 16h

Tags:,