Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jardim-botanico-comemora-cinco-anos-de-atividades-com/
Acessado em: 23/09/2019 - 18h12

Jardim Botânico comemora cinco anos de atividades com programação especial

Por: Secom

O Jardim Botânico de Sorocaba completa cinco anos de atividades no próximo dia 15. A data é comemorada com programação especial e entre as celebrações o espaço ganhará uma nova atração. Trata-se de uma coleção de bambus com aproximadamente 50 espécies, entre nativas e exóticas. O evento será promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo, Sindicato Rural de Sorocaba, Rede Paulista do Bambu (Rebasp) e Associação Brasil do Bambu (BambuBR). Neste evento, além do lançamento e visita à coleção, serão realizadas oficina de construção de geodésica e curso de artesanato em bambu.

Há milênios, o bambu é conhecido e utilizado no Oriente para as mais diversas funções: alimento, estruturas de casas, paredes, telhas, portas e janelas, mobiliário, utensílios de cozinha, objetos de decoração, cercas, pontes, irrigação, drenos, embarcações, contenção de encostas, entre outras. Na América, sítios arqueológicos mostram que o bambu é usado há cerca de 5 mil anos. Em países como Equador, Colômbia e Costa Rica, onde a pesquisa e a utilização do bambu já estão bastante avançadas, essa planta é empregada na construção de pontes, paradas de ônibus, praças de pedágio e também em programas governamentais de habitações de interesse social, adaptadas as mudanças climáticas.

No Brasil, embora existam mais de 250 espécies nativas, muitas delas endêmicas, e mais de 100 espécies exóticas introduzidas, as atividades econômicas relacionadas ao bambu são ainda muito restritas. Esse cenário deve-se a pouca tradição no emprego do bambu como matéria-prima e, também, às lacunas de conhecimento e tecnologias locais que permitam usar tanto as espécies de clima temperado, quanto as espécies tropicais nativas com grande potencial comercial.

Contudo, recentemente, algumas iniciativas têm sido promovidas no país para melhorar esse quadro. Exemplo disso são as ações realizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que visam melhorar a produção de conhecimento sobre espécies nativas e exóticas de bambu e suas inúmeras aplicações.

Assim, para contribuir com a divulgação de iniciativas, capacitação e fomento do desenvolvimento da produção de bambus, bem como das tecnologias associadas, o Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas” (JBSO) inicia seus trabalhos nessa área com o lançamento dessa nova coleção e com a realização de cursos voltados à temática. Confira a programação:

Renovação do Termo de Cooperação Técnica com Círculo Orquidófilo Sorocabano

Também faz aniversário no mês de março os encontros do Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS) sediados no Jardim Botânico. Para comemorar os cino anos de reuniões no espaço, no dia 17 (domingo) haverá a renovação da Cooperação Técnica firmada entre e instituição e a Prefeitura de Sorocaba.

O Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS), é uma entidade sem fins lucrativos. Fundado em 1971, a entidade se dedica a divulgação e a conservação das orquídeas. Nesses 48 anos de existência, o Círculo tem participado de inúmeras exposições, cursos, palestras e outros eventos e, desde 2014, realiza suas reuniões mensais no Jardim Botânico de Sorocaba. Além dessa atividade, a entidade presta assessoria a equipe do JBSO para manutenção da coleção de orquídeas e já realizou diversas ações como oficinas, exposições e enriquecimento ambiental no Jardim Botânico e demais Parques Sorocabanos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 15/03

9h00 – Abertura do evento

9h30 – Apresentação da coleção de bambus do Jardim Botânico de Sorocaba

10h – Plantio comemorativo

10h30 – Café e apresentação musical

14h às 16h – Visita a coleção de bambus em área institucional da PMS e apresentação de sistemas de tratamento a fogo e DEV (difusão por encharcamento vertical), com Décio Benedito Bernardes, artesão e tutor da coleção de bambus.

Dia 16/03

9h – 12h – Oficina “Construção de geodésica com bambu”, com o biólogo Cristians Edgar Guimarães Leite, do Jardim Botânico de Sorocaba.

De 18/03 à 22/03

8h – 17h – Curso de Artesanato em Bambu, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site meioambiente.sorocaba.sp.gov.br.

Sobre o Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas” – JBSO

Inaugurado em 15 de março de 2014, sua missão é “promover a conservação in-situ e ex-situ, e o uso sustentável das espécies vegetais, em especial aquelas que são raras ou ameaçadas e representativas da biodiversidade local e regional, por meio de pesquisa, manutenção de coleções vivas e ações educativas, bem como proporcionar a integração entre ciência, história, tradições culturais e lazer.” Além disso, o Jardim Botânico de Sorocaba tem entre seus objetivos a realização e fomento de projetos que visem a divulgação do conhecimento, conservação e uso sustentável de espécies da flora local e regional; estimular, promover e manter cursos e programas de capacitação e formação de recursos humanos em diferentes campos de atuação, priorizando as questões relacionadas à flora, bem como promover o intercâmbio de conhecimentos, informações e pesquisas.

Muito mais por Sorocaba!