Jardim Botânico de Sorocaba recebe 164 plantas da ‘Reserva Legado das Águas’

Por: Comunicação Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), através do Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Boas” (Jbso), estão se estruturando para receberem novas coleções botânicas da Reserva Legado das Águas, de Votorantim. Assim, de 03 e 10 de junho, em comemoração a Semana do Meio Ambiente, novas coleções botânicas da Mata Atlântica vem para somar ao acervo.

A área selecionada para receber esta coleção tem cerca de 1000 m² e foi muito degradada no passado. Ela apresenta uma declividade acentuada e está dominada por Leucenas (Leucaena leucocephala). A Leucena é uma planta invasora que é favorecida em relação as outras devido ao seu crescimento e sombreamento rápido e alta produção de sementes. Dessa forma, uma vez estabelecida em determinada área, dificilmente outras plantas vão aparecer e a mata nativa se reestabelecer.

Nesse contexto, além de ampliar o acervo de coleções botânicas do Jbso e contribuir para a conservação das espécies, esta ação é um passo para substituirmos florestas exóticas de Leucenas por plantas nativas da Mata Atlântica. Inicialmente, serão plantadas 164 plantas de 17 espécies, pretende-se receber no local até 500 plantas de 100 espécies representativas da Mata Atlântica.

O projeto também serve de auxílio para o Plano de Manejo e Remoção de Leucenas no Município de Sorocaba, constante do Decreto Municipal nº 23.849, de 29 de Junho de 2018, que dispõe sobre o Plano de Remoção de Leucena e substituição por espécies nativas do Município, com base na Lei Municipal nº11.169, de 15 de setembro de 2015, que estabelece política pública municipal de remoção e substituição de árvores da espécie exótica invasora “Leucena” por espécies nativas do município e dá outras providências.

Mais informações sobre a parceria com o Legado das Águas no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/jardimbotanico/legado-das-aguas/. O Jardim Botânico de Sorocaba fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Dois Corações, telefone: (15) 3235-1130 e e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

Lista das plantas doadas pela Reserva Legado das Águas:

Nome Científico

Nome Popular

Nº de mudas

1

Acnistus arborencens

Fruto de sabiá

10

2

Alchornea tripinervia

Tapiá

10

3

Campomanesia phaea

Cambuci

2

4

Casearia decandra

Guaçatonga

10

5

Clusia criuva

Clusia

20

6

Euterpe edulis

Juçara

2

7

Ficus adhatodifolia

Figueira branca

10

8

Ficus arpazuza

Figueira Arpazuza

10

9

Ficus gomelleira

Figueira Gomeleira

10

10

Ficus luchnathiana

Figueira de Pedra

10

11

Ficus pulchella

Caxinguba

10

12

Inga edwalli

Ingá Dedo de Moça

10

13

Inga striata

Ingá Caixão

10

14

Myrsine coreaceae

Capororoca ferrugem

10

15

Tibouchina fortegillae

Quaresmeira

10

16

Tibouchina heteromala

Orelha de onça

10

17

Tibouchina pulchra

Manacá

10

Total

164

Muito Mais por Sorocaba!

Tags:,