Jardim Botânico ganhará cerca de 40 árvores nativas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A partir desta terça (dia 20), o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” ganhará em torno de 40 novas mudas de espécies nativas para a sua Coleção “Árvores Brasileiras”. A ação ambiental ocorrerá pela manhã e à tarde até sexta-feira (dia 23) e pessoas de todas as idades estão convidadas a participar.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade integra a programação especial do Dia da Árvore (21 de setembro). A data faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15/07/2009.

No local serão plantados exemplares, como jequitibá-rosa, sumaúma, copaíba, jenipapo, oiti, pau-brasil, entre outras. Parte dessas mudas foi produzida nos viveiros da Secretaria do Meio Ambiente. Algumas espécies ainda foram doadas pelo Jardim Botânico de Jundiaí.

O plantio é bem simples e a equipe de Educação Ambiental vai auxiliar as pessoas interessadas em participar e contribuir na arborização do Jardim Botânico. Basta retirar o plástico que envolve a muda, colocá-la no berço que já está aberto e jogar a terra adubada por cima.

Entre as espécies da “Coleção Brasileira” que foram plantadas no Jardim Botânico, em 2015, estão o Jenipapo, Seringueira, Ipê-rosa, Ipê-roxo, Cajueiro, Canela, Erva-mate, Copaíba, Jequitibá-branco e Cedro.

O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3235.1130.

Tags:,