Jardim Botânico ganhou um exemplar de Pau-Brasil

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), promoveu na tarde desta sexta-feira (4) o plantio de uma muda de pau-brasil no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” em comemoração ao Dia do Pau-Brasil (3 de maio). A ação educativa contou com a participação de nove integrantes, entre homens e mulheres, do grupo de Dança Circular que frequenta o espaço ecológico às sextas-feiras.

O Dia do Pau-Brasil faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. “É muito importante envolvermos a comunidade na ação educativa para sensibilizarmos as pessoas da importância das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza, e em especial nesta data o pau-brasil”, destaca o secretário Jessé Loures.

Também conhecido como ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, orabutã, brasileto, pau-rosado e pau-de-pernambuco, o pau-brasil é uma árvore que tem o tronco recoberto de espinhos, em tons de cinza ou vermelho, e o centro avermelhado.

A espécie pode atingir até trinta metros de altura, com seu diâmetro chegando a 1,5 metro. Sua floração ocorre no final do mês de setembro, chegando a meados de outubro. Entre os meses de novembro a janeiro ocorre a maturação dos frutos. Originalmente, a área de abrangência dessa árvore estendia-se por quase três mil quilômetros da costa brasileira, tipicamente em floresta primária densa da Mata Atlântica.

O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.

 

Tags: