Jardim Botânico terá observação de aves e uma palestra sobre o tema

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O evento é gratuito e aberto ao público

Pessoas que gostem de aves, de procurá-las, observá-las e até fotografá-las na natureza, terão a oportunidade de participar no próximo sábado (dia 12), a partir das 6h, do encontro do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Além da observação, os integrantes poderão conferir, a partir das 9h, a palestra “Sistemática em Ornitologia: de Lineu aos dias de hoje”, ministrada pelo biólogo Marcio Camargo Rosa, mestre em Diversidade Biológica e Conservação, com enfoque em ecologia de aves, pela UFSCar Sorocaba, e integrante do clube desde 2013.

Promovida pela Área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo do Coaves é reunir pessoas com interesse comum em aves e que queiram também conhecer mais sobre suas características e importância para o equilíbrio ambiental. O evento integra a programação comemorativa de aniversário de 2 anos do Jardim Botânico.

A prática de observação de aves é uma atividade muito relaxante e prazerosa, podendo ser feita por qualquer pessoa e de qualquer idade, estimulando uma melhor qualidade de vida. No Clube, os interessados têm a oportunidade de receber um lazer educativo em contato com a natureza e fomentar a observação de aves nas áreas verdes urbanas de Sorocaba.

De acordo com Willian Marcus Campos Silva, presidente do Coaves, em média, 25 pessoas frequentam os encontros. O símbolo do clube é o bem-te-vi, uma das espécies mais frequentemente avistadas pelos integrantes do grupo. “Além desta ave, também vemos muito sabiás, sanhaços, beija-flores e gaviões”, comenta.

Sobre a palestra

A palestra “Sistemática em Ornitologia: de Lineu aos dias de hoje” ocorrerá no auditório do Jardim Botânico. Na ocasião, o biólogo Marcio fará uma breve retrospectiva sobre as primeiras classificações, feitas pelo naturalista sueco Carlos Lineu (1707-1778) – considerado o pai da classificação dos seres vivos – até a mais recente mudança feita pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), na lista oficial das aves brasileiras em 2015. “Vou falar das alterações feitas na lista oficial e o porquê destas mudanças”, explica.

O evento é gratuito e aberto ao público. As pessoas interessadas em participar podem levar binóculos e máquinas fotográficas. Mais informações sobre o Coaves podem ser obtidas pelo e-mail observadoresdeavesdesorocaba@gmail.com ou pela página do Coaves na rede social Facebook.

O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. O telefone da unidade é (15) 3227.9996.

Tags:,