Jardim Botânico terá oficina gratuita de horta vertical

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Neste sábado (dia 15), das 9h às 11h, o Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas” recebe a população para o Projeto Horta Educativa. Neste dia, a equipe de Educação Ambiental realizará uma oficina gratuita de horta vertical. Há 20 vagas disponíveis e as inscrições serão feitas no local, momentos antes do início da atividade.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da oficina é restabelecer o contato das pessoas com a natureza e realizar práticas para a melhoria da qualidade de vida e possibilidade de geração de renda.

Quem for ao local, vai aprender como confeccionar uma horta com hortaliças e condimentos utilizando material reaproveitado, como pallets e garrafas pet. Para isso, receberão informações sobre técnicas de plantio, adubação e cuidado com as plantas, aprendendo a cultivar ervas aromáticas sem agrotóxicos em pequenos espaços. Além da atividade prática, as pessoas terão a oportunidade de trocar experiências.

Sobre o projeto

O espaço da horta educativa e do viveiro de mudas é aberto à comunidade sempre às quartas-feiras e aos sábados, das 9h às 11h. Excepcionalmente nessa quarta-feira, devido ao feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), o projeto não será realizado.

No local, monitores ficam disponíveis para atender visitantes e voluntários. Com isso, os participantes poderão colher os produtos e vivenciar a produção de alimentos, gerando capacidade de desenvolvimento local e, possivelmente, realizando as práticas de aprendizagem em suas próprias residências.

Ao longo da realização do projeto, os visitantes vão atuar no plantio, manutenção e colheita de verduras e legumes frescos, que poderão, inclusive, levar para a casa. Além disso, mensalmente, eles terão a oportunidade de participar de oficinas, curso e palestras sobre o tema.

Mais informações pelo e-mail jardimeducador@gmail.com. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Tags:,