Jogo “Zoon” para IOS será lançado no Zoo de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Acontece neste sábado (dia 5), às 10h, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o lançamento do jogo “Zoon”, um aplicativo para plataforma IOS de Educação Ambiental. Inspirado no Zoo de Sorocaba, o jogo visa sensibilizar e conscientizar o usuário sobre a função dos zoológicos e seu papel na conservação, além de mostrar, de forma lúdica, como é o funcionamento destes espaços.

A ferramenta foi desenvolvida por alunos do Centro de Estudos de iOS do Centro Universitário Senac para um projeto de iniciação científica. Apesar de ser inspirado no “Quinzinho de Barros”, no seu desenrolar o projeto foi ampliado para os demais zoológicos do Estado de São Paulo.

Durante a divulgação do jogo “Zoon”, os alunos autores do projeto ficarão por cerca de duas horas em um espaço próximo ao Setor de Educação Ambiental do Zoo informando ao visitante que o jogo faz parte de um projeto de iniciação científica. Haverá entrega de folhetos, demonstrações e a coleta de dados sobre o percurso do visitante e de dados sobre os animais do zoológico.

Os alunos que desenvolveram o projeto são: Gabriele Gonçalves Lavreca, Patricia Moraes Leite, Pedro Alcaide Gonçalves Passerini, Vicenzo Rolim Canineo e Ubiratan Chagas Galdino de Souza.

Sobre o jogo

A proposta do “Zoon” é mostrar os animais mais comuns dos zoológicos e, por meio de diversos jogos, apresentar como são manejados e estimulados, inclusive com o retorno ao seu habitat natural. O jogo já contempla quatro espécies: ariranha, tamanduá, lobo-guará e urso.

De acordo com os autores do projeto, também é possível acompanhar o animal desde sua chegada ao zoológico, apresentando sua origem e descrevendo o manejo destes animais em relação a sua alimentação, aos estímulos ao instinto selvagem e ao tratamento veterinário, possibilitando o envolvimento da população neste trabalho e nesta responsabilidade de preservar a fauna de forma interativa, divertida e educativa.

Uma das  abas, inclusive, permite ao jogador conhecer outros zoológicos e saber a localização dos animais antes de estarem no local.

As pessoas interessadas em conhecer o aplicativo podem baixá-lo na Apple Store, ou ainda conferir um vídeo no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=B5WanmBtBrg), ou no Facebook (https://www.facebook.com/appzoon).

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

Tags:, ,