Lançamento do projeto de parque linear no Piazza di Roma acontece no sábado

Por: Marcelo Andrade

O Parque Linear “Professora Virgínia Lyra Mascarenhas Brisotti”, que ocupará uma área pública de mais de 380 mil m² na região oeste da cidade, mais precisamente no bairro Piazza di Roma, será lançado oficialmente no próximo sábado (9), em solenidade marcada para as 9h. O evento contará com homenagens ao prefeito José Crespo, ao secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures, ao secretário de Planejamento e Projetos (Seplan), Luiz Alberto Fioravante, além do arquiteto responsável pelo projeto Amilton Nery Silvério.

O projeto de criação e denominação do parque, de autoria do Executivo (Projeto de Lei nº 297/2017), foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito José Crespo em dezembro do ano passado. Antiga reivindicação dos moradores, o parque está orçado em mais de R$ 2 milhões.

Com mais de 300 mil m² a área verde possui uma grande diversidade de fauna e flora, além de nove nascentes. Outra constatação apresentada num estudo realizado mostra que 20% das espécies de aves registradas em Sorocaba estão no parque, inclusive algumas delas ameaçadas de extinção.

Estamos muito felizes com mais essa conquista. A preservação das áreas verdes no município é muito importante para a conservação da biodiversidade de flora e fauna e, consequentemente, mais qualidade de vida à população, principalmente do entorno”, ressalta o secretário Jessé Loures. A inauguração do parque integra a programação da Semana do Meio Ambiente, que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seplan e da Sema, em apoio a Associação de Moradores e Proprietários do Central Parque, Piazza di Roma e Adjacências, realizou reuniões, discutiu ações e elaborou o projeto de criação do Parque Linear, apontando todas intervenções técnicas que necessitam ser realizadas como processo de preservação das nascentes, o rastreamento e contenção de possíveis despejos de esgoto na área bem como a instalação dos aparelhos públicos e paisagístico.

O titular da Seplan, Luiz Alberto Fioravante, disse que se trata de um projeto importante para Sorocaba e que todas as ações cabíveis por parte do poder público estão sendo tomadas, para que o projeto de construção do Parque Linear se torne realidade, ressaltando o trabalho organizado que vem sendo feito pela Associação dos Moradores e Proprietários do Central Parque, Piazza di Roma e Adjacências, por meio do seu presidente, Manoel Borges.

O evento de lançamento do Parque Linear “Professora Virgínia Lyra Mascarenhas Brisotti” ocorrerá na rua Nicolau Elias Tibechereny, altura do número 500, no Central Parque.

Tags:,