Licitação do BRT tem proposta de valor para custeio do serviço

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Próximo passo é a homologação da licitação, que deve ser assinada nos próximos dias

 

A Comissão Especial de Licitações da Prefeitura de Sorocaba abriu, na manhã desta quarta-feira (10), a proposta de valor do Consórcio BRT Sorocaba, empresa habilitada a participar da concorrência internacional para a implantação e Operação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT). O valor proposto para a tarifa de remuneração é de R$ 4,43 por passageiro transportado, que atende o limite estimado pela Administração Municipal.

O diretor de transporte da Urbes e membro do conselho, Celso Bersi, disse que a empresa manteve o valor proposto no edital. “É importante frisar que esse valor é referente à tarifa técnica, ou seja,  é o que a Prefeitura pagará por passageiro transportado pela concessionária. Não quer dizer que será o valor cobrado do usuário”, explica.

Durante a sessão, a comissão iniciou os trabalhos pela abertura do envelope com a proposta de preço, onde foi feita a rubrica pelos representantes da mesa. Na sequência foi realizada a análise do documento, no qual verificou-se que a empresa licitante atendeu as exigências do edital. Desta forma, o Consórcio BRT Sorocaba foi classificado no certame. De acordo com a comissão, o próximo passo será a homologação.

Conforme consta no edital, após homologação, a empresa será convocada para assinatura de contrato, o que deverá ocorrer num prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 30, a critério da Prefeitura.

O consórcio é composto por cinco empresas: Terra Transportes, Construções e Participações Eireli; CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais; Pinese Vieira Ltda.; Comaro Engenharia Ltda. e FBS Construção e Pavimentação S.A.

Como vai funcionar

        O Sistema BRT funcionará em conjunto ao modelo atual, permitindo integração aos Terminais Santo Antônio e São Paulo, às seis Áreas de Transferências e a integração temporal entre diferentes linhas, com o pagamento de uma única tarifa. Serão três corredores de BRT: Ipanema, Itavuvu e Oeste.

Está prevista a construção de 28 estações e mais 04 de integração, 96 abrigos de parada, 03 terminais, pátio de estacionamento e manutenção do BRT. Serão instalados 16,7 km de corredores bidirecionais exclusivos para ônibus, com desembarque em nível pela esquerda do coletivo, junto ao canteiro central, e onde serão instaladas as estações. Também haverá 11,2 km de faixas bidirecionais e 12,9 km unidirecionais em seis corredores estruturais exclusivos para circulação de ônibus, com desembarque à direita pela escada, em pontos normais (como os atuais). Para execução do projeto, será necessária a desapropriação de 16 imóveis no valor total de R$ 24,4 milhões.

A concessionária estará responsável por 17 linhas no eixo BRT e deverá operar com uma frota de 125 ônibus, incluindo a quantidade reserva. A previsão é a de que entre 150 mil e 180 mil usuários do transporte coletivo poderão ser atendidos pelo sistema alimentador diariamente. O tempo de viagem terá uma redução da ordem de 20%.

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