Mais de 100 profissionais receberam capacitação sobre saúde mental

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Dando continuidade ao Projeto de Educação Permanente, a Secretaria de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde Mental, promoveu uma capacitação para os profissionais de saúde da rede pública municipal. O tema da palestra foi “A saúde mental do profissional de Saúde e suas implicações no cuidado ao usuário”. O evento aconteceu na quarta-feira (31), no bloco D da Universidade Paulista (UNIP) e contou com a participação de 120 profissionais da rede de saúde. A palestrante convidada foi a psicóloga Valéria Lisboa, mestre e doutora em Ciências Aplicadas à Saúde pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
O objetivo da capacitação foi abordar sobre a saúde mental do profissional da rede de saúde. Como cuidar do próprio bem-estar, lidar com adversidades e sofrimento, como elaborar questões para manter a integridade psíquica e o cuidado cotidiano foram os temas abordados no encontro.
Segundo a supervisora técnica de Saúde Mental, Lívia Canavezi, a palestra integra o Projeto de Educação Permanente, criado no ano de 2017 e prevê novos conteúdos ao longo do ano. “A escolha do tema foi planejada em alusão a campanha Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental. Esse encontro proporcionou aos participantes reflexão sobre a importância do cuidado do próprio profissional da saúde, resgatando o olhar para si mesmo e reafirmando o sentido da profissão.”, explicou Lívia.
A palestrante Valeria Lisboa destacou a importância do fortalecimento das equipes, construção de espaço para discussões e compartilhamento das tarefas, assim como o cuidado com a saúde mental em atividades e espaços além do ambiente de trabalho.
Ao final do evento, Alexandro Pereira da Silva, representante do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), explicou sobre funcionamento do serviço em Sorocaba.

Tags: