Mais de 5 mil alunos municipais farão a Provinha Brasil em Sorocaba

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) iniciou nesta segunda-feira (9), a aplicação da Provinha Brasil aos cerca de 5 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, de 46 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

A aplicação da prova será realizada até o dia 20 de maio, em dois dias, sendo um para a prova de Língua Portuguesa e outro para a disciplina de Matemática.

A diretora de Área de Gestão Pedagógica da Sedu, Waldirene Malagrine Monteiro, explica que a proposta da Provinha Brasil é avaliar o nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental. “Essa avaliação é realizada pela própria rede, para que possamos traçar as ações pontuais”, ressalta.

Na última semana, orientadores pedagógicos receberam informações sobre a aplicação das provas, que é realizada pelo professor da própria unidade. Com isso, a maioria das escolas já recebeu os cadernos de questões que será repassado ao aluno no dia da avaliação.

Segunda-feira

Nesta segunda-feira (9), a Escola Municipal “Dr. Oswaldo Duarte” aplicou a prova de Matemática, composta por 20 questões, para as seis turmas do 2º ano.

A orientadora pedagógica da unidade, Giovana Lippi Guimarães, explica que todas as questões fazem parte do conteúdo trabalhado em sala com as crianças. “Nesta terça (10), faremos a aplicação da avaliação de Língua Portuguesa”, explica.

A chefe da Seção de Monitoramento da Aprendizagem e Resultados Educacionais da Sedu, Rosângela Venditti, informou que nesta semana quatro unidades aplicarão a avaliação, sendo que as demais estão agendando a prova para a próxima semana. As provas acontecem em datas definidas pelas respectivas unidades, pela manhã e à tarde.

Rosângela explica ainda que todos os alunos estão sendo orientados sobre o dia em que a avaliação será aplicada, para que possam se preparar, bem como evitar faltar nesse dia.

 

Tags:, ,