Mais três pacientes do Hospital Vera Cruz recebem alta

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

Três pacientes do Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz deixaram o hospital na manhã desta quinta-feira (16) para viver em residência terapêutica. Os pacientes que receberam alta são três homens e desde o início da tarde já estão instalados na cidade de Buri, onde possuem familiares. O processo de desinstitucionalização dos pacientes da saúde mental é compromisso firmado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e os Ministérios Públicos Federal e Estadual.
Desde o início do ano, 17 pacientes saíram do Vera Cruz. Essas altas só ocorrem quando há o compromisso de abrigá-los e assisti-los conforme suas necessidades clínicas e terapêuticas fora do ambiente hospitalar. No caso de Buri, o município possui um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para atendimento ambulatorial e montou uma residência terapêutica para receber os pacientes a serem desinstitucionalizados. “Buscamos os três primeiros no dia 30 de dezembro e agora estamos recebendo mais quatro, sendo uma paciente que estava em hospital de Salto de Pirapora e três que estavam no Vera Cruz”, explicou a psicóloga Aline Soares Silva.
Entre os pacientes que deixaram o hospital de Sorocaba, um tem 56 anos e passou 38 anos internado em hospital psiquiátrico, dos quais os últimos cinco anos foram no Hospital Vera Cruz. Segundo a psicóloga, toda equipe que atua na saúde mental de Buri estava bastante ansiosa para a ida dos pacientes já que toda etapa de montagem da residência foi cumprida e tudo transcorreu satisfatoriamente com os primeiros três moradores transferidos em dezembro.
Para receber os pacientes, a equipe preparou um almoço e convidou os familiares como uma forma de recepção aos novos moradores. Além das ações de adaptação, ela explica que existem atividades diversas de rotina, atendimento semanal no Caps e, pelo menos, um programa social por semana, como um passeio ou sair para fazer compras.
Com as três altas desta semana, restam 282 pacientes vivendo no Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz. Deste total, cerca de noventa são sorocabanos e o restante é de diversas cidades da região e de outras partes do Estado de São Paulo, além de 12 moradores que são de outros estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina. A saída desses pacientes, como explica a coordenadora da Saúde Mental, Fernanda Biudes Consul, depende dos municípios que irão recebê-los. Cada cidade contatada deve cumprir a pactuação feita e a instalação dos serviços de residência terapêutica para providenciar a saída dos pacientes. “Temos trabalhado bastante fazendo contato e orientando os municípios, convidando que venham conhecer os pacientes que têm vínculo com aquela localidade para providenciar a transferência tão logo seja possível”, finaliza.

Tags:, ,