Maquete do prédio da Câmara e Cadeia de Sorocaba será exposta

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A mostra é gratuita e permanecerá na unidade de 22 a 31 de janeiro

 

A população vai poder conferir a partir da próxima segunda-feira (22), das 8h às 17h, a exposição de uma maquete do antigo prédio da Câmara e Cadeia de Sorocaba, produzida pelo artista plástico Santiago Ribeiro, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro da cidade. A entrada é gratuita.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), a mostra intitulada “Casarões da Velha Sorocaba” visa a cada mês destacar um prédio histórico do município.  As obras impressionam pela riqueza de detalhes, proporções de escala e resgatam um pouco da velha Sorocaba, com seus costumes e diferentes modos de viver que se refletem no presente.

Construído em 1863 e demolido na década de 1920, o antigo prédio da Câmara e Cadeia abrigou a Câmara Municipal que também exercia as funções de segurança pública e controlava, através de um sino, os hábitos noturnos do Centro. Às 20h  tocava-se o sino, conhecido como “recolhida”. A partir do toque, quem fosse abordado perambulando pelas ruas do Centro velho corria o risco, caso não fosse emergência, em pousar na cadeia como vadiagem.

Além deste fato, no local foi assinada a Abolição antecipada dos escravos da época, e outras referências da história. Este edifício amplo, que ficava na esquina da rua de São Bento com a rua Padre Luiz, foi considerado um dos mais belos da época, com muitas janelas e sacadas.

A exposição permanecerá até o dia 31 de janeiro. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723.

 

 

Tags: