Maratona no PTS vai buscar soluções inovadoras voltadas à Apae

Por: Gabriel Lara (Programa de Estágio)

Foto: Gilberg Antunes

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) receberá neste fim de semana (8 e 9) 50 pessoas de Sorocaba e região para a primeira edição do Hackthon, um evento em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O PTS oferecerá suas instalações para programadores e desenvolvedores que queiram virar a noite programando e desenvolvendo softwares e hardwares, explorando dados abertos e desvendando códigos em prol de uma causa maior. O evento terá início às 8h de sábado e se encerrará às 13h de domingo. Todas as vagas já foram preenchidas.

O evento tem como objetivo fomentar o desenvolvimento tecno econômico e inovador, descobrindo talentos da área de tecnologia que possam contribuir de forma positiva com o mundo. Os participantes terão a oportunidade de apresentar suas habilidades para empresas que lá estarão presentes, além da expansão do networking.

O lado humanista do projeto se dá pela parceria com a Apae, uma experiência imersiva em programação buscando uma otimização no atendimento da associação. “O objetivo da Apae com o Hackathon é dar acesso à tecnologia aos nossos atendidos, trazendo novas experiências para todos os segmentos da organização”, explica a presidente da associação, Lidianne Queirós.

Durante a maratona os hackers terão a missão de desenvolver soluções inovadoras para o deficit dos assistidos em questões de interação com a tecnologia. A Apae trabalha há 51 anos a integração de pessoas com deficiência intelectual e múltipla focando em suas potencialidades individuais e dando apoio às famílias.

O Hackthon está com a programação repleta de atividades sob orientação de mentores representantes da causa da Apae. A reunião terá início às 8h, quando os participantes terão tempo de formar grupos de 10 pessoas, para bolar suas estratégias e dar início aos trabalhos. Nos intervalos a comida será oferecida gratuitamente aos competidores. Vale lembrar que os programadores terão uma noite de trabalho sem dormir, portanto a alimentação será necessária.

Ao final do evento, às 13h de domingo, as avaliações serão feitas por jurados profissionais das áreas da tecnologia, divididos em duas bancadas: técnica (testando o software desenvolvido) e de apresentação (transparência, eficácia, design e criatividade) dos projetos. As equipes terão três minutos para apresentar os trabalhos e mais dois minutos para responderem às perguntas feitas pelos jurados.

Além da alimentação, o PTS oferecerá camisetas, ambiente com energia elétrica e transporte aos participantes. A entrada com barracas, colchões de ar, cobertores e equipamentos será permitida. O Parque Tecnológico está localizado na avenida Itavuvu, 11.777. Mais informações podem ser obtidas pelo site: https://parquetecsorocaba.com.br/ ou pelo telefone (15) 3316-2323.

 

Muito mais por Sorocaba!

Tags:,