Material para alunos da rede contará com formação para os professores

Por: Viviane Gonçalves

Educação disponibilizará, além da disciplina de português, um material de matemática.

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Sorocaba, com intuito de atender com mais qualidade os alunos da Rede Municipal de Ensino, disponibilizará material estruturado para as aulas de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos do ensino fundamental, de 1 º ao 5°ano. De acordo com a secretaria Marta Cassar, neste ano, os professores também receberão o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador; formação presencial aos orientadores pedagógicos que atuam no Ensino Fundamental e formação continuada por meio do ambiente virtual de aprendizagem e horário de trabalho pedagógico.

“Anteriormente essa formação não ocorria em nossa rede e o material em muitas vezes não era utilizado em toda a sua potencialidade. Agora com esse processo formativo, inclusive presencial, o material será melhor aproveitado na sala de aula”, disse ela. Os livros didáticos vêm de uma parceria com o Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do governo do estado.

Outra novidade é a adesão ao EMAI- Educação Matemática aos Anos Iniciais, o material contribuirá para a produção de conhecimentos sobre o ensino da disciplina, com a oferta de materiais didáticos para cada estudante.  “Isso foi um trabalho da nossa equipe pedagógica que buscou esta parceria para que pudéssemos atender com mais qualidade nossos alunos. Esta parceria para o governo do estado também é importante pois os alunos do 5° ano vão para a rede estadual de ensino no 6° ano, com uma formação pedagógica mais alinhada,” contou Marta.

Ao todo, aproximadamente 28 mil alunos do ensino fundamental receberão este material junto aos 400 educadores. Além disso, a secretaria de educação adquiriu um material sobre sustentabilidade, “Brasil Sustentável”. Estes livros serão distribuídos para todos os alunos atendidos em tempo integral de 1° ao 5° ano, que somam 7.659 alunos “este material é muito rico e abrange diversos temas como lixo, água, reciclagem entre outros, sendo base para uma reeducação”, contou Marta.

Para a equipe pedagógica este será um ano importante já que estas ações podem fortalecer a Mobilização pela Alfabetização na Idade Certa e este é mais um compromisso do plano de governo do prefeito José Crespo com a educação de Sorocaba, “os estudantes irão receber material estruturado, com atividades sistematizadas que contribuirão para o processo de alfabetização das nossas crianças”, contou Adilene Cavalheiro.

Para o gestor de desenvolvimento educacional Gilmar Felipe Piccin de Lima, este material será mais um dos que são disponibilizados na rede para que se concretize a meta 5 do Plano Nacional e Municipal de Educação, “esse material e a formação pedagógica irão subsidiar o trabalho do professor alfabetizador atribuindo significado às atividades,” contou ele.

Tags: