Meio Ambiente dá início a Projeto de Arborização em Sorocaba

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, encerrou na sexta-feira (02) uma reunião de alinhamento e integração para o plantio de árvores e manutenção de parques, afim de dar início ao projeto “Arboriza Sorocaba”. A reunião foi com Secretário do Meio Ambiente, Jessé Loures junto com a equipe do Reeducando (programa de ressocialização de detentos).

O Objetivo da reunião foi a implementação de uma política de arborização urbana de caráter permanente, com metodologia científica e objetivos quantitativos a serem atingidos. De acordo com o chefe de seção socioambiental e programas ambientais, Felipe Cardoso, o projeto não se trata apenas de uma campanha de arborização, e sim de um programa de plantio de caráter permanente. “O programa tem a capacidade de envolver emocionalmente a maioria das pessoas, onde a população através da participação direta acaba estabelecendo uma relação que resulta em termos práticos na diminuição de depredação das mudas plantadas”, explica Felipe.

Arboriza Sorocaba é um programa de arborização urbana permanente que se sustenta principalmente nos pilares de Incremento da arborização urbana com a finalidade de melhorar a qualidade ambiental; Plantio tecnicamente qualificado; Novos instrumentos de gestão, Educação Ambiental e Mobilização Social; e Forte participação da sociedade. O programa leva também a educação ambiental, por meio de ferramentas de comunicação com a disponibilização de materiais educativos, folhetos, textos, vídeos e uma página pelo portal da web, abordando os benefícios da arborização urbana.

O relançamento do programa Arboriza, será realizado com um plantio inaugural em local e data a ser divulgado pela secretaria do meio ambiente em breve. Outras informações podem ser obtidas pelo site, www.arboriza.sorocaba.sp.gov.br.

Tags: