Membros do Rotary Vergueiro presenciam melhorias na Policlínica

Por: Marcelo de Almeida Jr.

Com o objetivo de conhecer a estrutura predial e o sistema atual de trabalho da Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, membros do Rotary Club de Sorocaba-Vergueiro (distrito 4620) visitaram a unidade na última quarta-feira (18).

A visita foi guiada pelo médico e coordenador da Policlínica, Dr. Paulo Gurres. À frente da gestão desde maio de 2018, Gurres fez um “tour” com os rotarianos para explicar as melhorias que conseguiu alcançar e a qualidade do serviço público de especialidades na saúde.

A primeira novidade apresentada foi a aquisição de uma autoclave, aparelho este utilizado para esterilizar materiais da área de saúde através do calor úmido sob pressão. Segundo o coordenador, a Policlínica nunca teve esse equipamento desde a fundação e, recentemente, era necessário transportar os materiais até a UPH Zona Oeste para fazer a esterilização.

Gurres também destacou o conserto da endoscopia da unidade e a reabertura de agendas para o procedimento. Outra situação encontrada ao assumir como coordenador, foi perceber que as especialidades de neurologia e ortopedia gastavam muito tempo preenchendo atestados para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prejudicando o tempo para atender pacientes. Desta forma, essa atribuição foi passada para o setor administrativo, sendo possível ampliar 100 consultas por mês a mais para ortopedia e 170 a mais para neurologia.

Para o coordenador, a experiência de fazer gestão na Policlínica está sendo recompensadora. “Agradeço pela confiança que a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, depositou em mim para buscar o melhor para essa unidade. Hoje posso apresentar tudo de forma positiva e é uma honra receber os membros do Rotary Vergueiro”, explica.

O atual presidente do Rotary Vergueiro, Vicente Antunes Neto, comenta que o objetivo da instituição é ajudar ao próximo e de alguma forma realizar doações à Policlínica, ou até mesmo para outras áreas da saúde de Sorocaba. “É uma satisfação presenciar essas melhorias na unidade responsável pelas especialidades. Iremos nos empenhar para efetuar doações de equipamentos e insumos com a missão de ajudar a população”, relata.

Atualmente, a Policlínica possui 94 especialistas e oferece aproximadamente 14 mil consultas por mês. A unidade também conta com programas de referência na região: pré-natal de alto risco, recém-nascido de alto risco, tuberculose, hanseníase e ambulatório de feridas e pé diabético, e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Participaram da visita o presidente do Rotary Vergueiro, Vicente Antunes Neto, o vice-presidente, Leandro Januário, e os membros conselheiros Vicente Tadeu Antunes, Marcelo Montes e Tadeu Kerche.


Rotary Club

O Rotary International é uma associação com mais de 1 000.000 rotarianos, distribuídos em cerca de 30 mil clubes em 163 países do mundo. É dirigido por um Conselho Diretor formado por um presidente, um vice, um presidente eleito, um presidente indicado, um diretor tesoureiro e 15 diretores, estes, eleitos para um mandato de dois anos.

O Distrito é uma área geográfica na qual está sediado um determinado número de Rotary Clubs. Existem 530 distritos no mundo, sendo 38 no Brasil. Nosso distrito, o 4620, abrange parte da Região Oeste do Estado de São Paulo. Cada Distrito tem um governador que supervisiona a administração dos clubes.

É dirigido por um Conselho Diretor composto do presidente, presidente eleito, um ou mais vice, podendo ser membros deste Conselho, o secretário, o tesoureiro, o diretor de protocolo e outros membros previstos no Regimento Interno do Clube.

Oficialmente é definido como uma organização internacional composta de homens e mulheres de negócios e de profissões diversificadas, que no mundo inteiro, prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa-vontade no mundo.

Tags: