Mestre Boca Rica participa de evento sobre capoeira no Parque dos Espanhóis

Por: Ana Maria Fonseca Agmont (Programa de Estágio)

O Parque dos Espanhóis viverá um momento histórico. De sexta a domingo (14 a 16), o espaço público receberá o Mestre Boca Rica, um dos maiores mestres de capoeira, para um evento sobre uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras. O evento é aberto ao público.

Realizado todos os anos pela Associação de Capoeira Mundo Inteiro, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o evento tem como objetivo valorizar a capoeira como uma manifestação da cultura popular brasileira.

Nascido em Salvador (BA), o Mestre Boca Rica tem 82 anos de idade e é um dos últimos discípulos vivos do mestre Pastinha. É um exemplo para os demais praticantes de capoeira, e mesmo possuindo apenas o Ensino Fundamental, ele compôs mais de 60 músicas a partir da década de 80. Além dele, estarão presentes os representantes da Associação Mundo Inteiro do México, Treinel Cascão, Treinel Espirro e Mestre Franja.

Na sexta-feira, o evento terá início às 19h30 com a abertura oficial e formatura de alguns professores. No sábado, a partir das 15h, haverá cursos, jogos de capoeira, aulas de musicalidade e palestras para os presentes. Já no domingo, a partir das 10h, será realizada uma roda de angola com os demais convidados da região e o encerramento.

De acordo com o idealizador do evento, Manoel Troiano dos Santos, conhecido como Mestre Cuco, o evento será uma vivência com o Mestre Boca Rica. “Trata-se de uma vivência. Nós adquirirmos a experiência dele como mestre de capoeira, nos ensinando como deve ser os fundamentos, valorizando a tradição e musicalidade da prática de capoeira”, destaca.

O Parque dos Espanhóis está localizado na rua Campos Salles, s/nº, na Vila Assis. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233.9809.

 

Muito mais por Sorocaba!

Tags: