Momento Cívico resgata amor à pátria entre as crianças

Por: André J. Gomes

Conhecer e respeitar os símbolos da Pátria são excelentes caminhos para o desenvolvimento de valores essenciais na formação dos cidadãos desde cedo. Essa é a tarefa do Momento Cívico, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, em todas as unidades da rede municipal de ensino  – creche, pré, fundamental e médio – como determina a legislação sobre o assunto.

No mínimo uma vez por semana, crianças da creche à pré-escola se reúnem em frente à Bandeira do Brasil para cantar o hino nacional, pondo em prática o que aprendem nas conversas em sala de aula. No CEI 5, na Vila Barcelona, todas as quartas-feiras cerca de 340 alunos de creche 3, pré 1 e pré 2 participam do projeto. “Nossas professoras explicam aos alunos o sentido dos ritos e símbolos da pátria. Isso é essencial para que todo o processo faça sentido para eles”, diz a orientadora pedagógica Silvana Lucarelli.

Para a diretora da unidade, professora Luciana Bálsamo, um dos grandes benefícios do Momento Cívico é o sentimento de valorização despertado nos alunos. “Celebrar os valores da pátria provoca neles uma sensação de pertencimento, e isso é muito importante principalmente em tempos como estes”, explica.

A Secretária da Educação, professora Marta Cassar, reforça as características positivas da ação. “Esta é uma prática viva em nossa rede, todas as nossas crianças, pré-adolescentes e adolescentes participam e isso certamente fará uma grande diferença em sua formação”, conclui.

 

Tags: