Mostra ‘Floresta Encantada’ no MACS terá obra co-criada por crianças

Por: Joyce Souza - Programa de Estágio - Supervisão Secult

Já imaginou a pincelada de uma criança fazer parte da obra de uma artista? A exposição “Floresta Encantada – Seres e Saberes”, da artista plástica sul-matogrossense Ana Ruas, vai exibir no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) um grande painel co-criado por um grupo de meninos e meninas de 1 ano e meio a 7 anos de idade. A abertura da mostra ocorrerá neste sábado (15), às 10h, no museu, com entrada gratuita.

A ação é realizada pelo MACS e conta com incentivo da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A proposta da “Floresta Encantada – Seres e Saberes”, que tem curadoria de Fábio Magalhães, é propiciar uma experiência fascinante com a arte e com a natureza.

As crianças foram responsáveis por pintar a primeira parte de um painel de 15,60 × 3,30m em oficinas gratuitas que aconteceram nos dias 8 e 9 de junho no MACS, numa experiência única. Agora a obra está sendo finalizada por Ana Ruas, com o propósito de adicionar o painel compartilhado a sua série de pinturas que recebe o nome da exposição.

Desde 2016, a artista realiza trabalhos que contam com a participação de crianças. “Foi durante um encontro com crianças que surgiu a ‘Floresta Encantada’, pois eu nunca subestimo o comentário de uma delas. Os comentários são sensíveis, sinceros e elas não têm medo de se expor. Existe, sim, um encantamento desprovido de críticas nos olhares e comentários”, comenta Ana Ruas.

De acordo com o curador, o painel “é uma construção inédita”, mas faz parte de um processo de criação participativa que envolve crianças e que já foi apresentado no Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande e na Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo. Para enriquecer ainda mais a mostra, haverá a presença de seres cujas vidas se nutrem da floresta e nela se escondem como forma de proteção.

A exposição permanecerá em cartaz até o dia 3 de agosto no MACS, e poderá ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 17h. Já as visitas monitoradas devem ser agendadas antecipadamente pelo e-mail: macs@macs.org.br. O MACS está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233.1692 ou pelo site http://www.macs.org.br.

 

Muito mais por Sorocaba!

Tags: