Mostra que entrará em cartaz no MACS conta com curadoria de crianças

Por: Secult

A partir deste sábado (15), a população poderá conferir a exposição “Desbravando o Acervo” no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), localizado no Centro da cidade. A mostra conta com a curadoria inédita de 10 crianças, de 6 a 12 anos de idade, e permanecerá aberta ao público até o dia 3 de agosto na Sala I do museu.

A iniciativa do MACS conta com incentivo da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A ideia do projeto foi de estimular o interesse das crianças pelo mundo das artes, permitindo o contato delas com os bastidores da instituição.

Para isso, de forma lúdica, a equipe do museu realizou oficinas com as crianças, nas quais elas puderam entender toda a operação do museu, desde a preparação da reserva técnica até a elaboração da exposição em si. Os pequenos tiveram a oportunidade de vivenciar a função de criar uma narrativa para unir as obras com o público.

Um dos curadores mirins da exposição “Desbravando o Acervo” é Felipe Serto, de 6 anos. “Eu gostei de poder escolher as obras. Tinham obras que eram pintadas e outras que eram fotos. Eu achei que só existiam as pintadas”, conta.

Para a coordenadora do educativo do MACS, Laura Mattos, trabalhar arte com as crianças é um desafio para os pais. “Diante da rotina acelerada de vida atual, trabalhar o tema ‘arte’ com os filhos é sempre um processo desafiador e oferecer isso às crianças é uma proposta que fará a diferença na adolescência e vida adulta, despertando a sensibilidade com um olhar crítico e transformador”, comenta.

A exposição trará em sua ficha técnica os nomes dos pequenos curadores e os visitantes poderão ouvir os depoimentos dessas crianças sobre suas impressões por meio de QRCode.

O público poderá conferir a mostra de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. O MACS funciona na avenida Afonso Vergueiro, 280, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail macs@macs.org.br ou pelo telefone (15) 3233.1692.

 

Muito mais por Sorocaba!

 

Fotos: MACS

 

Tags: