Museu de Zoologia do zoo será aberto ao público em janeiro

Por: Secom Sorocaba

A população terá mais uma oportunidade para conhecer o Museu de Zoologia do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. No mês de janeiro, em razão das férias escolares, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), abrirá as portas do museu para uma visita monitorada em seis datas aos finais de semana: dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27.

“Nosso acervo está estimado em cerca de mil peças, com uma grande variedade de objetos biológicos e animais taxidermizados da fauna brasileira e outras raridades, divididos entre aves, répteis e mamíferos. Convido a todos os interessados conhecer essa nossa coleção”, declara o secretário da Sema, Jessé Loures.

A atividade de Educação Ambiental tem como objetivo despertar a curiosidade dos visitantes sobre os animais empalhados, levando-os a conhecer um pouco sobre como é realizada a técnica da taxidermia, além de permitir que percebam como cada animal tem características únicas, de modo a sensibilizá-los para a conservação da biodiversidade. De acordo com a Sema, aos sábados, o Museu de Zoologia abrirá das 9h30 às 11h30; e aos domingos, das 13h30 às 16h30.

Entre as peças expostas estão a onça-parda, aves de todos os tipos, pinguim, iguana, a onça-pintada e avestruz, além de crânios, pele de animal, ninho, espinho de ouriço e animais fixados em álcool, preservados dentro de um pote de vidro.

Entre as peças bastante curiosas ou raras, o Museu de Zoologia possui um enorme crânio de hipopótamo, o pequeno tamanduaí taxidermizado (que é a menor espécie de tamanduá existente), famosa barata gigante (que na verdade é um crustáceo) os espinhos de um porco-espinho e até a pegada de um filhote de urso-de-óculos.

Nas visitas monitoradas ao Museu de Zoologia, a participação é por ordem de chegada, sendo permitido a entrada de 20 pessoas por vez, com o objetivo de que os participantes consigam aproveitar a atividade da melhor forma. A duração é de cerca de 30 minutos.

 

Serviço

 

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Endereço: rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (15) 3227.5454

 

Ingressos: R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade.

Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso. Além disso, alunos, professores e monitores das redes municipal e estadual de ensino público, com sede em Sorocaba, acompanhados pela escola; participantes de instituições assistenciais, com atuação social, cultural e ambiental são isentos de pagamento do ingresso de terça a sexta-feira.

 

 

Muito mais por Sorocaba!

 

 

 

Tags: