Nelson Rodrigues será tema de ciclo de debates na Biblioteca infantil

Por: Lucas Monteiro (Programa Estágio)

O dramaturgo e jornalista, Nelson Rodrigues (1912-1980), será tema de um ciclo de debates sobre a criação de seu pseudônimo, ‘Suzana Flag’, a partir do dia 12 de maio, das 9h às 12h, na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, em uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), da Prefeitura de Sorocaba.

A ideia dos ciclos será formar mediadores que estejam preparados para a leitura dos romances em formato de folhetins de Nelson Rodrigues, que ficaram famosos nos jornais nas décadas de 1940 e 1950, que tinham forte apelo com as camadas populares da sociedade

O projeto foi aprovado pelo edital de Formação Cultural 2017, aberto pela Secultur e terá como base a tese de mestrado “Obsessão, cotidiano e territórios de ficcionalidade nos folhetins de Nelson Rodrigues” da pós-doutora, Josefina Tranquilin, professora da Universidade de Sorocaba (Uniso).

No trabalho, Josefina defende a possibilidade de Suzana Flag ser um heterônimo de Nelson Rodrigues e não um pseudônimo. A diferença entre as duas é simples; no pseudônimo o autor apenas assina a obra com outro nome, para atingir outros públicos e contar histórias diferentes. Já nos heterônimos o autor não muda apenas o foco da história, o público alvo. A mudança acontece no estilo de escrever, na visão de mundo passada pelo escritor. Em resumo, o heterônimo é quase como uma outra personalidade do mesmo autor.

Os debates serão sempre aos sábados nos dias 12 e 26 de maio, 9 e 23 de junho e dia 7 de julho, neste último será realizada uma oficina de textos e tem o foco em professores de ensino médio e universitários, mas é aberta a toda população.

Os interessados irão receber, ainda, um material de apoio após a inscrição, que irão auxiliar nos encontros.

Para se inscrever basta preencher o formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKtsHoO-GLUReTHD8cJb8Y96NQyY2vBMBnrd4SU2Yqxbs-5w/viewform

Tags: