Adutora atravessará av. Armando Pannunzio

Por: Carlos Lara/Fabiana Sorrilha

Em sua etapa final de implantação pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a nova adutora de água tratada da Zona Oeste da cidade atravessará no próximo domingo (26) as pistas da avenida Dr. Armando Pannunzio, a partir do cruzamento com a avenida Santa Cruz, numa intervenção considerada complexa pelos engenheiros e técnicos da autarquia, por envolver interferências subterrâneas de dutos de gás e de água e cabos telefônicos existentes naquele ponto.

O trabalho, que terá início às 8h e deverá se estender até o final da tarde, contará também o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, visto que se trata de avenidas com grande circulação de veículos, mesmo em finais de semana.

De acordo com o plano traçado pelo Saae, os tubos da nova adutora de 800 milímetros de diâmetro, em ferro fundido, serão assentados a uma profundidade de 3 metros nessa travessia da avenida Dr. Armando Pannunzio, justamente para desviar das interferências existentes, devendo ser utilizadas de três a quatro barras de 7 metros de comprimento cada.

Ainda segundo os planos definidos, a intervenção será realizada em duas etapas, começando com a abertura de vala e assentamento dos tubos na pista centro-bairro e em seguida na pista sentido contrário. Caso não seja possível realizar essa segunda etapa nesse domingo, a autarquia vai interromper a operação e a retomará no final de semana seguinte.

Interdição e alternativas

Para que o Saae/Sorocaba possa executar essa intervenção, a Urbes interditará um trecho da avenida Dr. Armando Pannunzio ao tráfego de veículos, na altura da avenida Santa Cruz, pista sentido centro-bairro, que estará devidamente sinalizado. Os condutores que precisarem trafegar pelo trecho terão como opção o desvio utilizando a avenida Santa Cruz e as ruas Salvador Milego e José Eduardo Nunes. Agentes de trânsito da Urbes vão monitorar a região.


Se houver tempo hábil, após o término da intervenção no sentido centro/bairro da via, o Saae também fará o serviço no sentido bairro/centro. Para esse trecho o desvio será pela alameda França, rua Inglaterra e alameda Itália, acessando a avenida Dr. Armando Pannunzio no sentido centro.

1.751 metros

A nova adutora de água tratada que vem sendo implantada tem como objetivo ampliar o abastecimento de toda a Zona Oeste da cidade. São 1.751 metros de extensão, dos quais 1.235 já foram implantados, restando portanto 516 metros para a sua conclusão, cuja previsão é de término até o final de março próximo.

O traçado da nova linha de adução parte da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, seguindo pelas ruas Celidônio do Monte, Frei Paulo Maria e Ernesto de Souza Pinto, no Jardim Magnólia; rua Inglaterra e alameda Itália, no Jardim Europa; e avenida Santa Cruz, no Jardim Vera Cruz.

Na conclusão da obra, que vem sendo executada com funcionários, caminhões, máquinas e equipamentos próprios da autarquia, serão realizadas as interligações nas duas extremidades: dentro da ETA Cerrado e na avenida Santa Cruz, próximo ao cruzamento com a rua Serafina Milego Latorre. O investimento é de R$ 2,3 milhões.