Número de patentes do PTS quadruplicou nos últimos três anos

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio) Supervisão: Marcelo Andrade

Visando fomentar o mercado tecnológico da região por meio de uma aliança entre o sistema educacional, empresarial e o poder público, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) comemora mais um sucesso em sua trajetória: o número de patentes desenvolvidas dentro do PTS mais que quadruplicou nos últimos três anos. No ano de 2015, o Parque contava com apenas 20 patentes criadas em suas dependências; neste ano, comemoram-se cerca de 90, todas desenvolvidas por startups inseridas no PTS.

Para o presidente do Parque, Roberto Freitas, esse sucesso se dá graças ao trabalho que toda a equipe do PTS vem desenvolvendo, a fim de alcançar seus objetivos e estimular a busca da população pelo mercado inovador.

Um dos indicadores que demonstra a evolução da inovação é pelo número de patentes registradas. Isso significa que ideias inovadoras que possuem grande potencial de mercado estão sendo desenvolvidas e poderão impactar economicamente a região. O PTS tem cumprido esse papel importante de fomentar a inovação e o desenvolvimento da tecnologia”, afirma o presidente.

Um exemplo desse sucesso é a startup Stattus4, que criou um sistema de detecção de vazamentos de água utilizando inteligência artificial. Desta forma, o desperdício de água é evitado, gerando economia para os consumidores e preservando o uso desse bem não renovável.

Outra patente de destaque foi criada pela startup LP da Massa, que tem seu objetivo voltado para assuntos ligados a área da saúde. O projeto principal desenvolve cintas especiais para ostomizados, roupas customizadas para uso com a cinta e um dispositivo contendo conjunto para higiene de bolsa de colostomia (banheiro portátil). O serviço pode ser oferecido a hospitais ou diretamente aos pacientes que se interessarem.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na Av. Itavuvu, número 11.777, e comemorou seus 6 anos de existência na última segunda-feira (4). Para celebrar a data, além das patentes em destaque, o PTS busca novas startups para se inserirem no Parque desenvolverem cada vez mais a cultura da inovação no município.

Para mais informações, telefone (15) 3316-2323.

Tags:,