Oficina promoverá o repovoamento de orquídeas no Jardim Botânico

 

Pessoas com mais de 16 anos interessadas em participar gratuitamente da atividade de Educação Ambiental devem se inscrever até esta quinta-feira (dia 4), das 9h às 16h, pelo telefone 3227.9996

Neste sábado (6), das 9h às 12h, a Prefeitura de Sorocaba  realizará uma oficina gratuita de enriquecimento da mata do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” com espécies nativas de orquídeas. A atividade de Educação Ambiental é direcionada a pessoas com mais de 16 anos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até esta quinta-feira (4), das 9h às 16h, pelo telefone 3227.9996.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Círculo Orquidófilo Sorocabano, esse será o primeiro repovoamento de orquídeas no novo cartão postal da cidade. Situado numa área de proteção permanente, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o Jardim Botânico é destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente e terá como principal objetivo trabalhar com as espécies da flora local e regional.

As orquídeas possuem flores muito apreciadas por sua beleza, diversidade e raridade, porém muitas espécies estão ameaçadas de extinção devido à destruição das florestas e pela sua retirada do habitat natural (exploração predatória).

Elas compõem cerca de 10% de toda a flora do planeta e são encontradas em praticamente todos os lugares. De acordo com o local que vivem são divididas em terrestres (as que vivem diretamente no solo), rupícolas (vivem diretamente sobre a rocha) e epífitas (as que vivem sobre outros vegetais, como as árvores).

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, para fazer o repovoamento de orquídeas epífitas nas matas do Jardim Botânico foram selecionadas algumas espécies nativas locais e da região, como a Cattleya luddigesi, Cattleya forbesi, Maqxillaria cerifera, Maxillaria picta, Aspasia luneta, Cattleya intermedia e a Cattleya walkeriana.

Durante a oficina, será realizado um bate-papo com os participantes sobre as orquídeas epífitas e uma orientação para a prática e, em seguida, será feito o enriquecimento com as plantas.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas. Mais informações pelo telefone 3227.9996.

 

Tags:, , , , ,