Oficina de sussurrador de poesias foi realizada no CRE

Por: Secom Sorocaba

O Centro de Referência em Educação (CRE) recebeu na manhã desta quarta-feira (29) professores da rede municipal de ensino que atuam no projeto Salas de Leitura Novos Olhares para a formação mensal. Uma das oficinas realizadas foi de sussurrador de poesias.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), o projeto tem como objetivo fomentar e incentivar práticas e vivências de leitura entre os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O objetivo do projeto é estimular a comunidade escolar como um todo ao habito da leitura. “A responsabilidade de formar um leitor não é só de um educador, mas de toda a comunidade envolvida”, explica a gestora de Desenvolvimento Educacional, Leila Chinelatto.

A proposta da formação foi repensar a imaginação. “A ideia foi de repensar o que fazemos para ajudar esse aluno na sua imaginação, na construção do pensamento literário, utilizando brincadeiras e objetos não estruturados”, detalha Leila.

A responsável pela oficina de sussurrador de poesias foi a professora Soraia Aparecida Aprimo Ferreira Uno, que atua no CEI-07. “O sussurrador é um instrumento feito com tubo de papelão e serve para levar poesia às pessoas. Foi um trabalho que ocorreu na França, no qual os artistas ofertavam poesias nas ruas”, conta a professora.

Na oficina, cada professor confeccionou o seu instrumento e testou os vários sons e vibração de acordo com o tamanho do tubo. “A proposta é recitar poesias de Drummond, Cecília Meirelles, entre outros, no ouvido das crianças, sussurrando através do tubo”, explicou Soraia.

Já Leila levou a ideia de repensar brincadeiras de chão, brincadeiras que se estruturam na simplicidade do quintal da casa. “Fizemos uma dança circular, pensando na força da terra”, finaliza.

 

 

Tags: