Oficina gratuita de Braille ocorrerá na Biblioteca Municipal

Por: Ana Maria Fonseca Agmont (Programa de Estágio)

Foto: Fernando Abreu

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), promoverá neste sábado (10), às 14h e às 15h, uma oficina de Braille na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. O evento é aberto ao público em geral.

O objetivo da oficina é repassar a importância do desenvolvimento da leitura em braille e técnicas de locomoção como a escrita em braille, conhecida como sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas.

A aula será ministrada pelo funcionário Loniel Leal das Neves Júnior, deficiente visual desde os 16 anos e que atualmente exerce suas funções na Biblioteca Braille, localizada na Biblioteca Municipal. Ele vai apresentar a escrita Braille, materiais e curiosidades.

O braille é uma ferramenta fundamental para crianças e adultos que nascem ou perdem a visão muito cedo, e é por meio deste sistema de leitura e escrita que elas podem ter acesso ao alfabeto de números e demais simbologias.

Para participar basta comparecer no horário de preferência e local marcado, não havendo necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 16h50, e está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.

Tags: