Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/oficinas-de-confeccao-de-chocalhos-sao-temas-da-ferias-da-bica/
Acessado em: 20/07/2019 - 09h38

Oficinas de confecção de chocalhos são temas da ‘Férias da Bica’

Por: Letícia Campos

Inscrições encerradas

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), promove, entre os dias 10 e 13 de julho, das 8h30 às 12h, a nova edição das “Férias na Bica”, destinado às quarenta crianças já inscritas, de 7 a 10 anos. Nesta edição, o tema é “Sons da Natureza”, e tem como objetivo despertar o protagonismo infantil e o cuidado com o meio ambiente, através de uma infância saudável com muitas brincadeiras dentro do parque.

“Podemos dizer que a música é a arte mais próxima da natureza, há milhares de anos o homem começou a inventar instrumentos musicais movido pelo desejo de imitar os sons da natureza, inspirado no canto dos pássaros, no trovão, som do vento e gritos dos animais”, comenta a educadora ambiental do Parque da Biquinha, Cristiane Crispim.  “A música acalma, alegra, estimula, é aliada em atividades terapêuticas com pessoas de todas as idades. Além de ser um elemento importante na educação, já que funciona como veículo de aprendizagem, sensibilização e conscientização”, enfatiza.

Na quarta-feira (10), ocorreu à primeira oficina do programa de férias, a “Oficina de Maracá”. Nesta oficina, os integrantes puderam confeccionar chocalho de mão, com o reaproveitamento de materiais recicláveis, tais como: garrafa pet, tampinha de garrafa, rolo de papel, entre outros materiais. Além de uma atividade com apito para o reconhecimento e imitação do som das aves do Parque da Biquinha.

Já nesta quinta-feira (11), os participantes confeccionaram o chocalho de pé, em alusão a cultura indígena. Para confecção deste instrumento foram utilizados barbantes, tampinhas de garrafas e outros materiais reutilizáveis. As crianças conheceram um pouco mais da cultura dos povos nativos através de uma dança de rodas com movimentos típicos da cultura indígena.

Várias atividades ainda estão programadas para ocorrerem na sexta-feira (12) e no sábado (13), último dia do evento. As atividades finalizarão com uma integração dos pais, das crianças e da equipe do parque, durante um lanche coletivo e uma apresentação musical. Vale lembrar que nesta edição há uma tarefa social, a arrecadação de agasalhos infantis para a campanha do agasalho do Fundo de Solidariedade Social (FSS).

“Atividades educacionais ligadas à temática de Educação Ambiental é uma das funções principais dos projetos de férias dentro dos parques municipais”, comenta Jessé Loures, titular da Pasta. “Aproveitamento de materiais reciclados que viram brinquedos infantis enrique a ação”, completa.

O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, nº1112, Jardim Emília e atende pelo telefone 3224-1997.

Muito Mais por Sorocaba!