Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/oficinas-no-mefs-vao-ensinar-procedimentos-para-pesquisa-historica/
Acessado em: 19/01/2018 - 21h27

Oficinas no MEFS vão ensinar procedimentos para pesquisa histórica

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 

O Museu da Estrada de Ferro Sorocaba (MEFS) sediará na próxima semana o Ciclo de Oficinas “Trilhando Memórias, que vão mostrar aos participantes procedimentos para uma pesquisa histórica. A oficina de Metodologia de Pesquisa em História ocorrerá na segunda-feira (15), das 8h30 às 12h. Introdução à Paleografia será oferecida no mesmo dia, das 13h às 16h30. Já a oficina de Metodologia em História Oral ocorrerá na terça-feira (16), das 8h às 12h30.

Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com as empresas Pompéia Assessoria e Pró-História – Projetos Culturais, as oficinas fazem parte do Projeto “Trilhando Memórias – Histórias, Espaços e a Expansão da Estrada de Ferro Sorocabana”, da proponente Larissa Rizzatti Gomes, que foi viabilizado pelo Edital ProAC (Programa de Ação Cultural) 18/2017 de Difusão de Acervos Museológicos.

O objetivo do projeto será de construir uma exposição temporária em comemoração aos 20 anos do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, celebrado no dia 29 de novembro do ano passado, por uma outra perspectiva: pelo olhar dos passageiros, trabalhadores e admiradores da Estrada de Ferro Sorocabana, valorizando dessa forma suas experiências e memórias afetivas em torno da ferrovia.

As oficinas também visam capacitar a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo e interessados no tema para aprofundar seus conhecimentos sobre os procedimentos de pesquisa em história, introdução à paleografia (leitura de documentos antigos) e metodologia sobre História Oral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/hODqDmaLQnOd1PWX2[1]. São oferecidas 20 vagas para cada oficina. O MEFS está localizado na avenida Álvaro Soares, 553, no Centro. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail contato@prohistoria.com.br[2].

 

Endnotes:
  1. https://goo.gl/forms/hODqDmaLQnOd1PWX2: https://goo.gl/forms/hODqDmaLQnOd1PWX2
  2. contato@prohistoria.com.br: mailto:contato@prohistoria.com.br