Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/operacao-dignidade-realiza-mais-uma-acao-para-orientar-pessoas-2/
Acessado em: 21/10/2019 - 02h25

Operação Dignidade realiza mais uma ação para orientar pessoas

Por: Secom

Na manhã desta terça-feira (16), a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Políticas Sobre Drogas; Segurança e Defesa Civil; Conservação, Serviços Públicos e Obras; e Igualdade e Assistência Social realizou a Operação Dignidade, com o intuito de identificar pessoas em situação de rua, ofertando-lhes assistência para o retorno ao convívio social. a Operação contou também com o apoio da Polícia Militar.

A operação teve início na rua Albânia, atendendo uma ordem judicial para reintegração de posse em um conjunto de apartamentos. Foram entrevistadas 02 pessoas, onde nenhuma aceitou ajuda.

Na rua Américo Figueiredo, as equipes passaram em dois pontos: na Praça Jd. Simus e ao lado da Escola Municipal Luiz Mendes de Almeida, onde foram entrevistadas mais duas pessoas, porém nenhuma aceitou ajuda. Na sequência, as equipes foram até a Praça 14 Biz, onde foram entrevistadas mais duas pessoas. A duas aceitaram ajuda e foram encaminhadas para o abrigo Casa Azul.

Na continuidade da operação, dirigiram-se à av. Brasil, nas proximidades da delegacia de Polícia, onde entrevistaram mais duas pessoas porém nenhuma aceitou ajuda. Por fim, dirigiram-se até a av. Dom Aguirre, ao lado da ponte Pinheiros, onde abordaram sete pessoas, porém não aceitaram ajuda.

No final da operação, a Guarda Civil também apreendeu mercadorias: 32 sacos de pipocas e 16 caixas de balas. Em todos os pontos da operação, a equipe da Serpo retirou materiais inservíveis. além do apoio da Polícia Militar.

Criada no início de 2018, a Operação Dignidade possui objetivo de abordar, identificar, orientar e encaminhar as pessoas em situação de rua que vivem hoje em Sorocaba. Durante a abordagem, são ofertados serviços de acolhimento na Casa Azul, ligada ao SOS, que mantém um convênio com a Sias para fornecer cursos gratuitos de plantio de semente, serigrafia, oficinas de costura, entre outras atividades. Os locais em que as ações da Operação Dignidade acontecem são selecionados por meio de denúncias e solicitações.

Muito Mais por Sorocaba!