Ouvidoria entrega informativo sobre canais de atendimento

Por: Vinicius Figueiredo (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro

A Ouvidoria Geral de Sorocaba entregou no último sábado (11) aproximadamente 130 folders contendo informações sobre os seus canais de atendimento. A ação, denominada “Ouvidoria em Ação”, teve o intuito de expandir a divulgação dos canais de acesso do cidadão à seção que integra a recém criada Controladoria Geral do município. A distribuição dos folders aconteceu no Centro, das 8h às 11h, principalmente na Praça Coronel Fernando Prestes e vias adjacentes.

O material impresso distribuído pelos servidores contém todos os canais de serviço disponibilizados ao munícipe pelo poder público. A ação ocorrerá mensalmente em outros locais de grande circulação de pessoas, como Unidades Básicas de Saúde, Casas do Cidadão e terminais rodoviários.

De acordo com ouvidora Simone Bassalobre, a ação é uma forma de mostrar à comunidade que são muitos os meios de o cidadão de fazer contato com o poder público. “O objetivo da Ouvidoria é criar um vínculo e mostrar a transparência de seu trabalho”, destacou.

É possível contatar a Ouvidoria por meio do WhatsApp (15) 99129-2426 ou pela Central de Atendimento, discando o número 156 de um telefone fixo. O contato também pode ocorrer pelo site: sorocaba.sp.gov.br/atendimento. Atendimentos presenciais ocorrem no 2° andar do Paço Municipal, na própria Ouvidoria, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h ou em todas as unidades da Casa do Cidadão.

O WhatsApp da Ouvidoria funciona somente por mensagens, que podem ser acompanhadas de imagens. As respostas das demandas necessitam aguardar a tramitação da mensagem via WhatsApp, já que os questionamentos são registrados manualmente pelos servidores públicos. As respostas são dadas aos cidadãos dentro de prazos que variam de 20 a 30 dias após o recebimento do número do protocolo de atendimento. A Ouvidoria Geral reforça que o conteúdo das respostas é de responsabilidade das respectivas secretariais municipais, cabendo à seção apenas receber e distribuir as demandas recebidas da população.

Atendimentos em 2019

De acordo com o balanço feito pela Ouvidoria Geral de Sorocaba, no ano de 2019 foram feitos 60.288 atendimentos pela Seção. Foram 8.672 atendimentos por WhatsApp e 36.780 atendimentos telefônicos, pelo número 156. A Central de Atendimento Web foi responsável pelo atendimento de 12.232 pessoas enquanto que, presencialmente, houve 2.604 munícipes atendidos.

Tags: