Ouvidoria realiza pesquisa dos serviços públicos no terminal

Por: Viviane Gonçalves

A Ouvidoria da Prefeitura de Sorocaba realizará nesta terça, quarta e quinta-feira (9,10 e 11), das 7h às 9h e das 16h às 18h, uma pesquisa de satisfação dos serviços públicos no Terminal Santo Antônio. Nesta mesma ação, serão entregues panfletos informativos sobre o serviço da Ouvidoria Geral do município que é um canal recursal, que começou a funcionar no governo José Crespo.

A Ouvidora Geral, Marina Elaine Pereira, conta que a ação é importante para obter informações precisas sobre a avaliação da população sobre os serviços prestados, bem como as maiores necessidades da população, após o primeiro ano de governo. “Nós queremos sentir da população o que melhorou e o que piorou. A intenção é essa, de falar com maior número de pessoas possíveis em um local onde circulam sorocabanos dos mais variados bairros”, explica.

Para esta pesquisa serão avaliados os serviços de sete áreas: Saúde; Educação; Transporte Público; Limpeza Pública e Coleta de Lixo; Capinação e Roçagem; Pavimentação; e Segurança Pública. A população não precisará se identificar e vai poder avaliar sobre ótimo, bom, regular, ruim, péssimo ou não sabe. Não haverá necessidade de identificação, a única informação que será necessária será o bairro onde a pessoa reside, para que seja possível uma tabulação dos dados.

Não é possível falar sobre estimativa de público, mas a ideia é abordar cerca de 3 mil pessoas. Ainda de acordo com Marina, os dados serão tabulados pelos funcionários até o dia 5 de fevereiro. “Vamos fazer uma inversão, dos que foram classificados como piores avaliados até os melhores, para identificarmos quais áreas necessitam de melhorias o mais breve possível e tudo será encaminhado ao secretário da pasta respectiva e também ao prefeito José Crespo, pois isso sempre foi uma proposta dele”, finalizou.

 

Sobre a Ouvidoria

Este é um serviço novo implantado no governo José Crespo que veio somar ao serviço já existente da Central de Atendimento.

A Ouvidoria começou a funcionar em 2017 com a missão de cobrar que sejam executados, assim que possível, as melhorias que são solicitadas da população, seja por um serviço prestado de má qualidade e até para denunciar um crime cometido no âmbito da Administração Pública. “O serviço da Central de Atendimento captava as demandas, mas posteriormente esta demanda não tinha sequência. Agora com a Ouvidoria isto é possível, é a voz do povo aqui dentro”, destacou Marina.

Os canais de atendimento são pelo telefone 156, das 8h às 18h, pela internet, 24h, no site: www.sorocaba.sp.gov.br/centraldeatendimento, e pessoalmente, no 2° andar do Paço Municipal, das 8h às 16h30.

 

Balanço

Durante o ano de 2017, a Central de Atendimento recebeu 148 mil atendimentos e destes 650 casos foram registrados como Ouvidoria. Destas demandas, 540 casos já foram solucionados, restando cerca de 110 casos que ainda poderão ser solucionados. Os casos de Ouvidoria têm um prazo de 20 dias para serem atendidos, que podem ser prorrogados por mais 10 dias.

 

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