Paço Municipal terá doação de 200 mudas de árvores

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Os sorocabanos que forem ao Paço Municipal nesta terça-feira (dia 7), das 9h às 16h, poderão retirar gratuitamente uma muda de árvore nativa ou frutífera para o plantio em quintais ou calçadas. Ao todo serão disponibilizados 200 exemplares de aroeira-salsa, ipê-amarelo, pitanga, goiaba e jenipapo.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação integra a programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O objetivo é utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade da cidade, bem como incentivar a arborização urbana do município.

Entre os benefícios da arborização estão o melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar e proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer. As espécies frutíferas, por exemplo, além de produzirem frutos para o consumo próprio, também atraem diversas espécies de pássaros, borboletas e até abelhas, fundamentais para a polinização que gera a frutificação.

A atividade educativa integra também o Programa “Arboriza Sorocaba”, que visa contribuir com o aumento do número de árvores plantadas no município, conforme o Plano de Arborização Urbana de Sorocaba, e sensibilizar as pessoas sobre a proteção e recuperação das áreas verdes do município.

De acordo com o censo arbóreo realizado em 2012 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de um convênio com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a cidade tem em sua área urbana cerca de 75 mil árvores, de cerca de 430 espécies, distribuídas pelas ruas, avenidas e alamedas.

Todas as mudas utilizadas na doação foram produzidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Projeto “Recomeçar – Plantando a Liberdade”, com a mão de obra de reeducandos do sistema prisional. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a ação ocorrerá novamente na quarta-feira (dia 8), das 9h30 às 16h, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

Tags:,