Palestra sobre folhetins de Nelson Rodrigues ocorre na Biblioteca Infantil

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Neste sábado (7), das 9h às 12h, a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” sediará a palestra “Leituras Antropológicas dos Folhetins de Nelson Rodrigues”, com a professora Fina Tranquilin, que é doutora em Antropologia, pós-doutora em Comunicação e Práticas de Consumidor e professora da Universidade de Sorocaba (Uniso).

O evento integra a programação do Projeto Mataram Suzana Flag – Ciclo de debates sobre Nelson Rodrigues, que foi aprovado pelo Edital de Formação Cultural 2017, da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). O principal objetivo da iniciativa é formar multiplicadores que desenvolvam mediações de leituras dos folhetins de Nelson Rodrigues, com alunos do ensino médio e universitários.

Produzido pela empresa Saíra Comunicação e Cultura, proponente do projeto, o ciclo de debates propõe o estudo dos romances-folhetins, um viés menos conhecido do “Anjo Pornográfico”. Os textos folhetinescos de Nelson Rodrigues – na pele dos pseudônimos Suzana Flag e Myrna – foram publicados em jornais como “O Jornal”, “Crítica” e “O Cruzeiro”, entre 1940 e 1960, e tinham forte apelo com as camadas populares da época.

Os encontros do projeto têm como base a dissertação de Fina Tranquilin, coordenadora do projeto. Em sua dissertação, ela defende a possibilidade de Suzana Flag ser um heterônimo de Nelson Rodrigues e não um pseudônimo, uma vez que no folhetim chamado “Minha Vida – Romance Autobiográfico”, assinado como Suzana Flag, ele dá vida concreta a essa mulher.

Os encontros estão ocorrendo desde o dia 12 de maio. Todos os participantes que cumprirem 70% da carga horária serão certificados. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas na página do projeto na rede social Facebook: www.facebook.com/mataramsuzanaflag.

 

 

Foto: Divulgação/Projeto Mataram Suzana Flag

Tags: