Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/pannunzio-inaugura-centro-de-referencia-de-assistencia-social-a-comunidade-do-habiteto/
Acessado em: 20/07/2019 - 09h42

Pannunzio inaugura Centro de Referência de Assistência Social à comunidade do Habiteto


Unidades já estavam em funcionamento desde a semana passada

 
“Estou muito feliz. É muito bom entregar grandes obras, com bastante concreto, mas nada se compara à emoção de entregar serviços tão importantes como estes à população”, destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio na tarde desta sexta-feira (17), durante a inauguração oficial do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Território Jovem (TJ) do Conjunto Habitacional ‘Ana Paula Eleutério’ (Habiteto), localizado na Zona Norte de Sorocaba.
 
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o CRAS é um equipamento previsto na Política Nacional de Assistência Social, via Sistema Único de Assistência Social (Suas). Com o novo espaço, os serviços da rede socioassistencial da cidade estarão mais próximos da população em situação de vulnerabilidade social do bairro.
 
“É uma alegria ter de volta o CRAS aqui no Habiteto, um bairro que está no meu coração. Era uma preocupação não ter uma estrutura como esta para a comunidade, apesar de que este trabalho já estava sendo feito numa sala cedida pela Pastoral do Menor. Conto com a ajuda de vocês para cuidar deste espaço”, salientou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.
 
Com mais esta unidade, Sorocaba passa a ter dez CRAS em regiões como: Ana Paula Eleutério, Central, Parque São Bento, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena. A meta do Governo Municipal é oferecer pelo menos quinze Cras espalhados pela cidade até 2016.
 
O CRAS é fundamental e um grande instrumento de defesa de direitos da população. Funciona como uma porta de entrada da população para todos os benefícios, tanto Federal, Estadual como Municipal. A unidade também verifica outras necessidades dessas famílias de alta vulnerabilidade social, tanto na área da saúde, educação ou habitação, por exemplo, e encaminha para toda a rede socioassistencial formada pela própria estrutura pública e pelas entidades que têm convênio com a secretaria.
 
Quem já está sendo atendida no CRAS e muito satisfeita com o serviço é a dona de casa Natalina Paes da Silva, de 30 anos, mãe de Ana Carolina, de 8 anos, e de Davi Luís, de 6 meses. “Eles me ajudam bastante e a equipe é muito boa. Aqui consigo ajuda para sustentar meus filhos, já que ainda não posso voltar a trabalhar”, comenta. Ela recebe cesta básica, além do benefício do Bolsa Família (R$ 182) e do Renda Cidadã (R$ 80).
 
Para ela é muito importante ter os dois equipamentos no bairro. “Aqui as crianças ficam na rua o dia todo e existe a questão das drogas. Tendo espaço para atividades para eles isso vai mudar”, comentou, se referindo ao Território Jovem.
 
De acordo com a Sedes, a equipe da unidade é formada por 02s assistentes sociais, 01 psicólogo e 01 coordenador, além de 04 técnicos de nível médio: 02 agentes sociais e 02 técnicos administrativos. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Horácio Blaseck, 246.
 
Para a garotada
 
 Já o Território Jovem é um espaço aberto de acolhimento e convivência dos jovens, onde eles podem desenvolver e buscar atendimentos nas diversas áreas de seus interesses. “O Território Jovem tem se mostrado um equipamento importante em nossa cidade, pois está trazendo uma convivência saudável, fundamental a essa faixa etária”, afirmou Edith Di Giorgi.
 
Com esta inauguração, Sorocaba passará a ter oito TJs: ‘Ana Paula Eleutério’, Jardim Ipiranga, Nova Esperança, João Romão, Maria Eugênia, Aparecidinha, Cajuru e Iporanga II.
 
Na unidade, os jovens do ‘Ana Paula Eleutério’ terão acesso a cursos de qualificação profissional, oficinas culturais e esportivas, entre outras atividades que eles mesmos propõem e conjuntamente desenvolvem. Entre as atividades que estão sendo oferecidas neste mês de abril estão: Street Dance, Ginástica, Capoeira, Kung Fu, Desenho e Grafite.
 
Para participar das atividades, os jovens entre 12 e 29 anos devem se inscrever na própria unidade e levar RG e CPF. O TJ está localizado na Avenida Itavuvu, 7.345, na Zona Norte de Sorocaba. O telefone é (15) 3226.5029.
 
Participaram da solenidade de inauguração os vereadores Luís Santos, Waldecir Morelli e Wanderley Diogo, além dos secretários Francisco Moko Yabiku (Esporte e Lazer), José Simões (Educação).