Parque ‘Chico Mendes’ recebe Oficina Educativa Infantil

Por: Letícia Campos

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizou neste domingo (9), no Parque Natural “Chico Mendes”, a Oficina Educativa Infantil, em comemoração a Semana do Meio Ambiente de 2019. O objetivo foi levar educação ambiental através da arte para os pequenos aprendizes.

“A melhor forma de preservar os meios naturais da cidade de Sorocaba é ensinar educação ambiental desde a tenra idade”, comenta o Secretário da Pasta, Jessé Loures. “Só assim, geraremos agentes multiplicadores da preservação e da fiscalização ambiental”, completou o secretário.
Conforme a chefe de Divisão de Educação e Educomunicação Ambiental, Vanessa Cechinato, a melhor forma das crianças aprenderem um pouco sobre educação ambiental é brincando. Por isto, uma das atividades do domingo foi a confecção do Bilboquê. O Bilboquê é um brinquedo antigo, feito neste caso, de material reciclável – garrafa pet e outros materiais – e no orifício da parte superior da garrafa é presa por uma corda com uma esfera e na outra extremidade da corda amarrada a outro bico de garrafa pet. Assim, através do movimento das mãos, esta “bola” deve ser encaixada no suporte da garrafa. O objetivo do jogo é acertar a bolinha no bico da garrafa apenas balançando as mãos.
Outra atividade administrada pela educadora Thais Molina Ferraresi, chefe da Educação Ambiental em Parques, foi a pintura em papel. “As crianças aprendem pintando”, comenta. “Trabalhar junto dos pequenos ensinando processos de reciclagem, ou seja, materiais que iam para o lixo e acabam virando brinquedo é muito gratificante”, conclui.
Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3228-1256.

Muito Mais por Sorocaba!

Tags: