Parque da Água Vermelha recebe crianças para visita monitorada

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 

O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” recebe nesta quinta-feira (7), a partir das 13h30, alunos da E.M. “Edemir Antônio Digiampietri” para uma visita monitorada. As crianças, com 8 e 9 anos de idade, terão a oportunidade de conhecer os refúgios da biodiversidade existentes no espaço ecológico.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a ação visa sensibilizar as crianças sobre a importância da conservação dos recursos naturais, fomentando ações individuais e coletivas em prol da conservação do meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida.

A visita será mediada por uma equipe educativa do parque vai percorrer as trilhas, observando e manuseando a biodiversidade com equipamentos, como lupas e binóculos.

 

O que são os refúgios da biodiversidade?

Os refúgios da biodiversidade são locais que fornecem abrigo, alimento e proteção aos animais, além de conforto térmico e estético, entre outros benefícios, que eles precisam para ter uma melhor qualidade de vida. O Parque da Água Vermelha possui tantos refúgios terrestres, como árvores e mata ciliar, quanto aquáticos, como três lagos e plantas aquáticas. Entre os animais que habitam o espaço estão peixes, cágados, e aves, como garça, pica-pau, biguá, martim-pescador, entre outros.

 

Como participar

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, grupos interessados em participar de visitas monitoradas gratuitas devem agendar pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br.

O espaço público também possui acessibilidade, que possui estruturas como piso tátil, placas em braile e rampas que permitem o fácil acesso de pessoas com deficiência, possibilitando que todos possam contemplar e desfrutar do local.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.6643.

 

Tags: