Parque da Água Vermelha reunirá crianças e adultos para observar aves

Por: Secom Sorocaba

 

Programação também contará com oficina para construir ninhos e doação de mudas de árvores frutíferas

 

Neste sábado (9), a partir das 8h, crianças de 6 a 12 anos de idade e adultos podem participar do encontro especial do Clube de Observadores de Aves (Coaves) e do Coaves Kids no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Essa será uma ótima oportunidade de ter uma manhã divertida e de aprendizado, observando aves num dos parques ecológicos mais bonitos de Sorocaba.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o encontro vai comemorar o aniversário de seis anos do Coaves e integra a programação da Semana do Meio Ambiente, que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Sorocaba abriga aproximadamente 290 espécies de aves e no Parque da Água Vermelha é possível encontrar cerca de 50 espécies. “Esta é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximar as crianças e adultos da biodiversidade existente na cidade, na qual as aves podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de um binóculo”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

Para começar, entre 7h e 8h30, os participantes farão a “passarinha”, com a observação e levantamento de aves que habitam o parque e a cidade. Na sequência, às 9h, será realizada uma oficina de ninhos de aves urbanas e doação de mudas de árvores frutíferas, como jabuticaba, pitanga, graviola, cereja do mato e araçá. “São árvores que geram frutos que as aves se alimentam e usam seus recursos para construir seus ninhos”, explica Jessé.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-6643 ou pelos e-mails: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br e observadoresdeavesdesorocaba@gmail.com.

 

Sobre o Coaves Kids

O objetivo inicial do Coaves Kids é reunir as crianças que gostam de aves, tem interesse em procurá-las, observá-las e conhecer um pouco sobre as características de cada espécie, suas curiosidades, papel ecológico (profissão) e algumas ações individuais e coletivas em prol da conservação dos ambientares naturais e urbanos. Uma vez por mês as crianças se reúnem com a equipe educativa do Parque da Água Vermelha e com os integrantes do Coaves.

 

Sobre o Coaves

Criado em 2012, pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins, o Coaves tem atualmente cerca de 30 integrantes, entre jovens e adultos, interessados em observação de aves, fotografia e contato com a natureza. Recentemente, o clube virou uma associação.

A sede do Coaves fica no Parque da Biquinha e as reuniões são quinzenais para observação de aves e levantamento de avifauna nas áreas verdes da cidade e região. Além disso, o grupo também desenvolve atividade de Educação Ambiental nos parques da cidade em parceria com a Sema.

Tags: