Parque da Água Vermelha teve oficina de pipas com crianças do Clubinho do Refúgio

Por: Secom Sorocaba

As crianças do Clubinho do Refúgio participaram nesta terça-feira (6) de uma programação especial no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Elas participaram de uma oficina gratuita e aprenderam a confeccionar uma pipa.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a programação do Clubinho do Refúgio ocorre semanalmente com as crianças da Associação Nova Geração localizada no bairro Refúgio. “Elas aproveitam o espaço verde do nosso parque, participam de brincadeiras e aprendem mais sobre a natureza”, conta o secretário da Sema, Jessé Loures.

De acordo com a educadora da Sema, Viviane Rachid, na oficina eles aprenderam todo o passo a passo para montar uma pipa. “Nós mostramos desde a vareta de bambu, como é preparada, até a rabiola, todos os materiais que são necessários. Eles nem piscavam durante a aula”, brinca.

Além disso, a equipe de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha aproveitou o momento para falar sobre a questão da segurança ao soltar pipa e ressaltou a proibição da linha com cerol. A lei nº 8.471/2008, de 16 de maio de 2008, autua o infrator que estiver utilizando cerol e outros materiais cortantes em linhas de pipa, com uma multa de mil reais, além da apreensão do material. Quando se tratar de infrações praticadas por menores, assumirão as consequências dos seus atos, os pais ou responsável legal.

Ao final, cada criança levou sua pipa embora e a ideia é que a equipe da Associação Nova Geração leve os pequenos a um campo aberto próximo para que eles soltem pipa. “É um brinquedo que eles curtem, é barato e podem produzir em casa. Foi muito legal. Quando faz coisas q eles gostam e faz parte do universo deles eles ficam encantados”, finalizou.

 

Sobre o clubinho

Durante todo o ano, às terças-feiras, as crianças do Clubinho do Refúgio se reúnem no Parque da Água Vermelha e participam de atividades que reforçam a importância da conservação natureza, fomentando a sensibilização nos pequenos, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3221.6643. A entrada é gratuita.

 

Tags: