Parque da Biodiversidade faz parte do roteiro do ‘Animazoo Infantil’ deste ano

Por: Letícia Campos

No sábado (27), último dia do evento de férias “Animazoo Infantil”, os participantes visitaram o Parque da Biodiversidade, que fica na Avenida Itavuvu, nº 11.500, Altos do Itavuvu, junto dos seus pais ou responsáveis. O evento contou com a presença do secretário da Sema, Jessé Loures e técnicos da Pasta.

Durante a visita ao Parque da Biodiversidade, todo o grupo fez um passeio na trilha do parque e puderam conhecer um pouquinho sobre este fragmento de preservação ambiental da cidade de Sorocaba. Assistiram a uma palestra feita por três estudantes de Atibaia que vieram contar sobre um projeto inovador aplicado na cidade que virou um Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Atibaia, a extinção do uso de canudinhos de plástico.

Vale ressaltar que a palestra ocorreu, justamente, porque a partir do mês de agosto entrará em vigor a Lei nº 11.826/2018 que versa sobre a proibição da utilização de canudos feitos de plástico, exceto os biodegradáveis. E como outras opções há os canudos de papel, o metálico, de bambu e até os comestíveis.

“Estas crianças de Atibaia vieram nos mostrar este protagonismo infantil em prol do meio ambiente e de toda a coletividade”, comenta o titular da Pasta, Jessé Loures. “É com o exemplo que se educa, de criança para criança, geramos multiplicadores da educação ambiental e ativistas para a preservação da natureza”, exalta.

No último dia do evento, também foi conversado sobre as queimadas e os danos ambientais causados por ela, além de uma tarefa social, já que foram recolhidos os agasalhos doados para Fundo de Solidariedade Social (FSS).

Na sexta-feira (26), a atividade do “Animazoo Infantil” ocorreu no Zoo de Sorocaba, com muitas atividades e diversão para a garotada. Contou com brincadeira de torta na cara com perguntas relacionadas às atividades desenvolvidas durante o curso. Contou, também, com a visitação do Museu de Zoologia que fica dentro do Zoo aonde os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o tatu e o tamanduá. “Com o aumento das queimadas, principalmente neste período do ano, o tatu e o tamanduá são exemplos de animais que sofrem demasiadamente com o incêndio nas matas, sendo mortos ou ficando desabrigados”, alerta a educadora ambiental, Peônia Brito de Moraes Pereira.

Na quinta-feira (25), os estudantes fizeram atividades com gesso, confeccionaram pegadas do lobo-guará além de conhecerem mais o Zoológico da cidade, os bastidores do Zoo e como o parque funciona há mais de 50 anos em Sorocaba. E conheceram de perto um filhote de anta que nasceu no Zoo. Vale lembrar que todas as atividades desenvolvidas, durante estes cinco dias, foram registradas pelos contemplados em um caderninho que puderam levar para casa.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, nº 883, na Vila Hortência, e está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

Muito Mais por Sorocaba!

Tags:,