Parque da Biodiversidade terá visita noturna nesta quinta-feira

Por: Secom Sorocaba

Nesta quinta-feira (7), a partir das 19h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará a visita monitorada noturna no Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves (PNMCBio). No total, 30 pessoas vão participar da atividade de Educação Ambiental. As inscrições já se encerraram.

A visita noturna faz parte da programação de aniversário do parque, que comemora cinco anos de fundação nesta quinta-feira, e da Semana do Meio Ambiente, que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade em Sorocaba.

“Queremos proporcionar à população a oportunidade de participar de uma atividade diferenciada no parque, por meio de ações de Educação Ambiental e Ecoturismo, além de incentivar a prática de atividade física ao ar livre”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

Os participantes vão percorrer a trilha “Caminhos da Biodiversidade”, com 2,5 quilômetros de extensão, indicada para maiores de 7 anos de idade. A trilha tem baixo nível de dificuldade, com aproximadamente 2h de duração, que permeia áreas de grande relevância da unidade de conservação, como a Zona Intangível, local em que a natureza permanece mais próxima de seu estado primitivo e distante das principais vias de acesso, localizada na região central do fragmento florestal mais amplo do parque.

A caminhada será acompanhada pelos monitores da Sema, que interpretarão o ambiente estimulando a percepção e a sensibilização ambiental e, dentre outros assuntos, serão informados sobre a importância do parque e demais áreas verdes no que diz respeito à conservação e preservação da biodiversidade do município.

Ao final da trilha, os participantes voltarão ao Centro de Visitantes, para o encerramento. O término está previsto para as 22h. Para participar é obrigatório que o visitante esteja vestido de forma adequada, com sapato fechado (tênis), calça, lanterna e garrafa de água. É indicado ainda o uso de roupas confortáveis e de repelente.

O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

 

 

 

Tags: