Parque das Laranjeiras ganhou oficialmente o CEU das Artes

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Com a presença de inúmeros moradores, o prefeito Antônio Carlos Pannunzio inaugurou neste sábado (dia 5) o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, no Parque das Laranjeiras. A cerimônia ocorreu logo após as autoridades locais realizarem o plantio de quatro mudas de árvores nativas no entorno da unidade.

O novo espaço reunirá atividades culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, inclusão digital e serviços socioassistenciais. “Quero ver crianças, jovens, adultos e a terceira idade passando bons momentos aqui, que é um espaço público por excelência. Tenho certeza que este novo espaço marcará um novo tempo em que todos nós acreditamos, onde haja política com seriedade. Obrigado a todos pela presença”, destacou o prefeito Antônio Carlos Pannunzio.

Administrado por um grupo gestor que envolve as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), da Cultura (Secult) e de Esportes e Lazer (Semes), o CEU das Artes visa promover a cidadania num território de vulnerabilidade social do município, buscando a integração das políticas nacional, estadual e municipal de cultura, esporte, assistência social, justiça e trabalho.
A vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), acompanhada de seus familiares, estava emocionada com as homenagens recebidas. Além do CEU das Artes receber o nome do seu pai, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que funciona na unidade, recebeu o nome de sua mãe Maria Edith do Amaral Garboggini Di Giorgi.
“Este é um dia extremamente feliz, agradeço a homenagem feita pelo vereador José Francisco Martinez. E estou feliz também pela entrega deste espaço belíssimo, que será extremamente proveitoso para toda a população da Zona Norte de Sorocaba. Acredito muito no conceito de intersetorialidade e este espaço tem a integração da Assistência Social, da Cultura e do Esporte, um local de promoção de saúde. Espero que o CEU das Artes seja uma ferramenta de construção para um mundo mais justo e fraterno”, declarou a vice-prefeita.

Para Jaqueline Gomes, secretária da Cultura, o CEU das Artes vai contribuir muito para o desenvolvimento da comunidade. Já Francisco Moko Yabiku, secretário de Esporte e Lazer, destacou a importância de que os moradores zelem pelo novo espaço: “Cuidem daqui como se fosse a casa de vocês, pois este espaço é de vocês!”, enfatizou.
Também participaram da solenidade a deputada estadual Maria Lúcia Amary, presidente interina da Assembleia Legislativa de São Paulo; o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba Gervino Cláudio Gonçalves e os vereadores Neusa Maldonado, Wanderley Diogo e Waldecir Morelly; e os secretários Julia Galvão Andersson (Habitação e Regularização Fundiária), Oduvaldo Denadai (Serviços Públicos), Flaviano Agostinho de Lima (Educação), Ivana Back (Gabinete do Poder Executivo) e Rubens Hungria de Lara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
Também estavam presentes o ex-reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), prof. Aldo Vanucchi; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Benedito Zanin; e representante da Caixa Econômica Federal (CEF).

Programação o dia todo

Os sorocabanos que foram ao CEU das Artes neste sábado puderam conferir e participar, ao longo de todo o dia, de uma programação gratuita com atividades esportivas, de lazer e atrações artísticas.

Logo às 8h30 cerca de setenta crianças da Pastoral do Menor plantaram 64 de árvores nativas numa área próxima ao córrego, junto com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O local ganhou mudas de genipapo, jequitibá, jatobá, gerivá, angico, ipê-roxo, sibipiruna, entre outras espécies.

Ao longo do dia, a comunidade ainda pode participar de aulas de alongamento, ginástica, trigobol, zumba, futebol, vôlei, capoeira, skate, karatê e judô. Quem foi ao local ainda pode conferir uma apresentação musical do Quarteto da Fundec, do Grupo de Dança da Central Única das Favelas (CUFA) de Sorocaba, a exposição “História do Esporte do Laranjeiras”, além de contação de história, apresentação de maracatu, teatro infantil, Grupo Felicidade Down e apresentações feitas pelos próprios moradores da comunidade.
A confeccionista Ginalva Lurdes Libarino, moradora do Parque das Laranjeiras, levou suas netas Raiane e Micaele para participar da grande festa que ocorreu no CEU das Artes. “Amei este lugar, trago minhas netas sempre que posso para brincar com elas, principalmente aqui nesta quadra de areia. É uma delícia, espero que as pessoas não destruam este espaço”, enfatizou a munícipe.
A dona de casa Adilaine Rosemar Santana também foi prestigiar o evento, ao lado do seu marido Denis Pereira dos Santos e seu filho Samuel, de apenas nove meses de idade. “Construir este lugar foi ótimo, vai distrair muito a cabeça da garotada aqui do bairro e futuramente do meu filho também. Sempre trago ele aqui para brincar e passear com ele”, contou.

Sobre o CEU das Artes

Com uma área de sete mil metros quadrados, a unidade conta com salas de atividades/multiuso; biblioteca com telecentro (Centro de Inclusão Digital); cineteatro com 130 lugares; e Praça de Esportes com pista de skate, quadra poliesportiva, quadra de areia, playground, equipamentos de ginástica e pista de caminhada.

O CEU das Artes também abriga o Centro de Referência de Assistência Social que já existia no Parque das Laranjeiras, atendendo cerca de quinze mil famílias da região, e apenas foi transferido para o Centro de Artes e Esportes Unificados em setembro deste ano. O atendimento na unidade é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe formada por dois assistentes sociais, um psicólogo e um coordenador, além de quatro técnicos de nível médio: dois agentes sociais e dois técnicos administrativos.

A implantação do espaço teve início em agosto de 2013 e contou com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento foi de R$ 3,5 milhões.
O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, no Parque das Laranjeiras.

Tags:, ,