Parque dos Espanhois tem programação gratuita voltada ao brincar

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Crianças e adultos poderão se divertir neste domingo (8), das 15h às 17h30, com atividades gratuitas no Parque dos Espanhois, na Vila Assis. Entre as atrações programadas, o público poderá conferir uma Experimentação Sonora e um Pocket Show, com o grupo Escalafobéticos; e ainda participar de uma oficina de construção de instrumentos musicais alternativos e da Feira de Troca de Brinquedos.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com o projeto Costurando Memórias, a atividade estava programada para ocorrer em maio, dentro da programação da Semana Mundial do Brincar 2018 em Sorocaba, que tem como tema “Brincar de corpo e alma”, mas foi adiada por causa da paralisação dos caminhoneiros.

A ideia da programação gratuita é resgatar o brincar de uma maneira simples e ainda a ideia de reaproveitar materiais que seriam descartados, despertando o olhar dos adultos e das crianças para o brincar sem utilizar a tecnologia e um apelo para o não consumismo.

 

Programação

Na oficina, que será realizada às 15h, 30 crianças com idade entre 6 e 10 anos vão ter a oportunidade de aprender a construir instrumentos musicais alternativos, utilizando objetos do cotidiano, como latas de alimento e garrafas PET, por exemplo. A atividade será ministrada pelo grupo Escalafobéticos. Para participar é necessário fazer inscrição através do link: https://goo.gl/Zqg17m.

Também às 15h, será realizada a Feira de Troca de Brinquedos. Para participar, basta que as crianças levem um ou mais brinquedos que não utilizam mais e estejam em bom estado de conservação. A troca de brinquedos é um momento especial para as crianças interagirem e a orientação é que os pais não interfiram no processo. Após escolher o seu preferido, será o momento então de negociar com a outra criança para a troca.

Para finalizar, às 16h30, o grupo Escalafobéticos apresentará a Experimentação Sonora e Pocket Show no Parque dos Espanhois. O Escalafobéticos tem como proposta proporcionar experiências sonoras a partir de instrumentos musicais não convencionais. O grupo é formado pelos músicos Guilherme Durão, Vitor Machado e Mauro Tanaka, todos com formação e vivência musical convencional, mas com um olhar e escuta voltados à música como um elemento de comunicação transformador.

Tags: