Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade comemora 4 anos

Por: Bia Negrão

Nesta quarta-feira (7), às 9h, a Prefeitura de Sorocaba comemora o 4º aniversário do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”, a primeira Unidade de Conservação de Sorocaba. Na ocasião será assinada a conclusão da compensação ambiental do PNMCBio, realizado pela empresa Toyota e a apresentação do plano de gestão para os próximos anos do Parque da Biodiversidade.

 

Diferente de outros Parques da cidade, ele é regido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, enquadrando-se na categoria de Unidade de Conservação de Proteção integral.

 

Com área de 625.000 m², a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins explica que o Parque de Biodiversidade foi criado por uma compensação ambiental da instalação do pátio industrial da empresa Toyota do Brasil.
A escolha desta área foi motivada pela existência de um fragmento florestal de cerca de 20 hectares de Floresta Estacional Semidecidual, ligado a Corredores Florestais das matas ciliares do Córrego Campininha, que atravessa o Parque, desaguando no Rio Sorocaba. O local ainda garante a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica.

 

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, atividades de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba.

 

O Parque localiza-se à Avenida Itavuvu, nº 11.500, Altos do Itavuvu, Sorocaba. Acesso pela Rod. Castello Branco (logo após o Parque Tecnológico) ou pela Avenida Itavuvu (próxima a rotatória do SAAE).

 

 

 

Tags: